Chadwick faz história e vence etapa de Road America da Indy NXT

Jamie Chadwick enfim conquistou sua primeira vitória na Indy NXT. Na prova do último final de semana em Road America, a britânica largou da pole-position e nem mesmo a bandeira vermelha no final da disputa foi capaz de parar seu triunfo na categoria.

A conquista já começou a ser desenhada ainda no sábado. Em uma volta de 1min51s033, a competidora garantiu a posição de honra do grid de largada, se tornando a primeira mulher a conseguir o feito em um circuito de rua ou misto em qualquer categoria de acesso da Indy – antes, a Indy NXT era chamada de Lights.

Então, na corrida, a titular da Andretti impôs desempenho dominante. Desde o momento da bandeira verde, liderou todas as 20 voltas para cruzar a linha de chegada na primeira colocação. Nas voltas finais, Louis Foster, seu companheiro, e Jacob Abel chegaram a se aproximar da pilota, diminuindo drasticamente a diferença.

Entretanto, a prova precisou ser paralisada com duas voltas para o final por conta de um acidente envolvendo Myles Rowe e Jordan Missing. Os competidores voltaram aos boxes e assim que a prova foi recomeçada, logo abriu uma vantagem de mais de 0s7 para o segundo colocado. Então, nos dois giros finais, jamais foi ameaçada.

Com isso, Jamie se torna a terceira pilota da história a conseguir uma vitória em uma categoria de acesso da Indy, a primeira a vencer em um circuito de rua ou misto. Antes da inglesa, Bia Figueiredo, brasileira, havia vencido em 2008 e 2009, e Mann triunfou em 2010 – ambas em pistas ovais.

“Não tenho palavras. Honestamente, estou um pouco emocionada. Temos um carro inacreditável neste ano e ainda apenas não havíamos sido capazes de fazer nada cobre isso. Estou apenas muito feliz que conseguimos isso aqui”, comentou Chadwick após a corrida.