A Fórmula E viveu mais um capítulo histórico neste domingo com o triunfo de Oliver Rowland no E-Prix de Tóquio 2025, garantindo a quarta vitória do piloto na atual temporada e elevando ainda mais o prestígio da Nissan diante de sua torcida em casa. O resultado reforça o domínio do britânico no campeonato e coloca a equipe japonesa no topo da tabela, em uma prova marcada por estratégias ousadas, disputas intensas e emoções até os últimos metros.
Rowland largou da pole position e, apesar de cair para sexto durante as ativações do MODO DE ATAQUE, mostrou sangue frio e capacidade de recuperação. O britânico utilizou os momentos finais de seu último impulso obrigatório de 50 kW com tração nas quatro rodas para retomar a liderança, superando Pascal Wehrlein, da Porsche, que tentou de todas as formas manter a posição nas curvas 15 e 16, mas não conseguiu segurar o adversário. Com o triunfo, Rowland soma agora três poles, dois pódios e uma vitória em três corridas de Fórmula E disputadas em Tóquio.
Para Wehrlein, restou a segunda posição, fruto de uma defesa aguerrida, mas insuficiente diante do ímpeto do piloto da Nissan. Dan Ticktum (Cupra Kiro) conquistou um inédito terceiro lugar, mesmo lamentando a entrada tardia do Safety Car, que frustrou suas chances de buscar algo maior. Ainda assim, Ticktum comemorou o feito histórico para sua equipe, que não subia ao pódio desde 2018, no E-Prix da Cidade do México.
Jake Dennis (Andretti) foi outro destaque da etapa ao partir da 14ª posição e, graças a uma estratégia certeira no uso do MODO DE ATAQUE e ultrapassagens arrojadas, terminou em quarto. Lucas di Grassi, em uma boa apresentação pela Lola Yamaha ABT, cruzou a linha de chegada em quinto, enquanto Jean-Éric Vergne (DS PENSKE) completou o grupo dos seis melhores.
A vitória de Rowland aumenta ainda mais sua liderança no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2024/25, alcançando 161 pontos, contra 84 de Wehrlein. Nos campeonatos de equipes e de fabricantes, a Nissan também aparece à frente da Porsche, consolidando o excelente momento da equipe nipônica nesta metade da temporada, que agora se encaminha para a rodada dupla em Xangai, nos dias 31 de maio e 1º de junho.
Como foi a corrida
Rowland manteve a liderança nas primeiras curvas, enquanto Ticktum precisou se defender de Wehrlein. O início da disputa também viu Barnard, da Costa e Hughes optarem pelo MODO DE ATAQUE já na volta 7. Ticktum aproveitou para tomar a ponta na volta seguinte, com Barnard seguindo a manobra após ser pressionado por Rowland. Wehrlein logo em seguida utilizou seu impulso de 50 kW para assumir o segundo lugar.
Após uma breve intervenção do Safety Car na volta 12, devido a detritos de Nyck de Vries, a corrida ganhou ainda mais ritmo, com Wehrlein superando Ticktum e liderando até que Rowland realizasse sua primeira ativação do MODO DE ATAQUE, caindo para sexto.
Cassidy também mostrou força ao avançar para a quinta colocação, enquanto Dennis subiu para quarto depois de ultrapassar Mortara por fora na curva 1 da volta 21. Na sequência, Rowland e Cassidy utilizaram o MODO DE ATAQUE na volta 22, com Rowland rapidamente recuperando terreno e chegando ao segundo lugar.
No fim, a disputa pelo terceiro lugar foi intensa entre Barnard e Ticktum, culminando em uma batida de Mortara em Barnard e novo Safety Car. Restando apenas uma volta após a saída do carro de segurança, Rowland garantiu a vitória, seguido por Wehrlein e Ticktum.