Tost diz que Ralf Schumacher poderia ter conquistado títulos na F1

O chefe da equipe AlphaTauri, Franz Tost, afirmou que escolhas mal feitas, impediram Ralf Schumacher de conquistar alguns títulos na F1, como seu irmão Michael.

Ralf Schumacher fez sua estreia na F1 com a Jordan em 1997, depois de uma escalada bem-sucedida no automobilismo, que teve o alemão sendo vice-campeão em 1995 na Fórmula 3 alemã e tendo vencido o prestigiado GP de Macau de F3.

Schumacher correu na F3 com a equipe Weber-Trella Stuttgart Racing (WTS), uma equipe de co-propriedade de Willi Weber, o então empresário de seu irmão, Michael, e cujas operações eram supervisionadas por Tost.

O atual chefe da equipe AlphaTauri acompanhou Ralf no Japão, onde o alemão conquistou o título na altamente competitiva, Fórmula Nippon, uma grande conquista na época, de acordo com Tost.

“Ralf era sensacionalmente rápido, incrivelmente talentoso”, lembrou Tost em entrevista ao F1 Insider da Alemanha. “Ele aprendeu muito rapidamente e implementou tudo muito rapidamente.”

“O destaque no início de sua carreira foi vencer a Fórmula Nippon japonesa. Foi um campeonato de altíssima qualidade e quase impossível para um europeu vencer. Fui para o Japão com Ralf, mas ele não gostou muito da estadia lá. Como o contrato dele era de dois anos, eu disse a ele: ‘Conquiste o campeonato no primeiro ano, então você pode encurtar o tempo no Japão’. E foi isso que ele fez.”

Enquanto ajudava a guiar a escalada de Schumacher, Tost lembrou não apenas o quão rápido ele era, mas também sua sutileza e sensibilidade como piloto de testes, qualidades que o austríaco também testemunhou mais tarde na F1.

“Ainda me lembro de sua ‘previsão’ em Silverstone, quando ele estava testando com a McLaren-Mercedes em 1996, e estava usando pneus Goodyear”, disse Tost.

“Ralf já estava fazendo testes com a Bridgestone no Japão naquela época. Então ele se inclinou e disse: ‘Se a Goodyear não apresentar algo, eles terão problemas contra a Bridgestone’, e foi o que aconteceu. Isso mostrou como Ralf era extremamente sensível desde o início, como piloto de testes.”

Na Williams, sua equipe em 1999 e onde conquistou todas as seis vitórias de sua carreira na F1, Schumacher se saiu bem contra nomes como Juan Pablo Montoya e Jenson Button.

“Em relação ao seu tempo na Fórmula 1, ele tinha companheiros de equipe de alta qualidade e extremamente rápidos, como Juan-Pablo Montoya ou Jenson Button, e ele os controlava.”

“O problema dele? Ele nunca estava no lugar certo na hora certa, senão teria conquistado títulos como seu irmão. O que acabou lhe custando sua velocidade foram dois acidentes extremamente graves. Uma vez durante os testes em Monza (um forte acidente na ‘Lesmo’ em 2003) e o acidente em Indianápolis em 2004. Você não poderia simplesmente deixar isso de lado”, afirmou Tost.

Schumacher finalmente encerrou sua carreira na Fórmula 1, com mais três anos na Toyota, mas sem vitórias.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon