Red Bull amplia apoio ao automobilismo feminino com três pilotas na F1 Academy 2024

Programa da Red Bull Academy demonstra comprometimento com o futuro do esporte a motor feminino, promovendo talentos promissores

O recém-formado Programa da Red Bull Academy está apoiando a F1 Academy ao patrocinar três pilotos e seus carros que competirão na temporada de 2024 da F1 Academy pela MP Motorsport.

O Programa da Red Bull Academy está recebendo três pilotos: Hamda Al Qubaisi correndo pela Red Bull Racing, Amna Al Qubaisi pela Visa Cash App RB e Emely De Heus pela Red Bull. O investimento do programa marca um compromisso com o futuro do automobilismo feminino. Mais patrocinadores dos três carros e pilotos em associação com a Red Bull Racing, Visa Cash App RB e Red Bull serão revelados nas próximas semanas.

Hamda Al Qubaisi, com 21 anos, correrá pela Red Bull Racing na temporada de 2024. Sua carreira no automobilismo começou nos karts em 2015, avançando pelos Campeonatos IAME X30 antes de passar para a F4 Italiana em 2019. Em 2020, a piloto emiradense venceu três corridas na F4 dos EAU antes de retornar à F4 Italiana e, posteriormente, participar do teste de FIA F3 em Magny-Cours. Em 2023, ela competiu na F1 Academy com a MP Motorsport, terminando em terceiro lugar na classificação dos pilotos com quatro primeiros lugares e um total de 207 pontos.

Emely De Heus, com 20 anos, correrá pela Red Bull na temporada de 2024. Iniciou sua carreira nas corridas de karts em 2019, conquistando o título da série Dutch Wintercup Senior, terminando em quarto no Campeonato Nacional em 2020 antes de avançar para monopostos. Uma campanha na F4 Espanhola em 2021 foi seguida pela mudança para a W Series, onde De Heus estreou com pontos em Miami. Em 2023, a piloto holandesa competiu no Campeonato de F4 dos EAU com a MP Motorsport e competiu na F1 Academy com a equipe holandesa, terminando em nono na classificação dos pilotos com 87 pontos e um melhor resultado de primeiro lugar em Barcelona.

Amna Al Qubaisi, com 23 anos, correrá pela Visa Cash App RB na temporada de 2024. Começou sua carreira no kart aos 14 anos e competiu em vários campeonatos desde então. Participações nas finais mundiais do Rotax Max Challenge, na X30 Euro Series e nos Campeonatos Italianos X30 trouxeram resultados fortes, e ela subiu para a F4 Italiana em 2018. Desde então, a piloto emiradense fez aparições na Formula 4 dos EAU, na F3 Asiática e, mais recentemente, nos Campeonatos Regionais Europeus de Fórmula. Em 2023, ela competiu na F1 Academy com a MP Motorsport, terminando em sexto lugar na classificação dos pilotos, com duas primeiras colocações em Spielberg e Barcelona e um total de 117 pontos.

Sarah Harrington, gerente do Programa da Red Bull Academy, disse: “Estamos entusiasmados em receber Hamda, Emely e Amna, três pilotos incrivelmente talentosas, no Programa da Red Bull Academy e estamos ansiosos para trabalhar com elas de perto nesta temporada. Este é um momento marcante para nós e é testemunho do nosso compromisso completo com o futuro do automobilismo feminino. A F1 Academy oferece uma oportunidade de promover uma mudança genuína em nossa indústria e este é um grande passo para ajudar a garantir que as pilotos progridam para o próximo nível. Este é um momento crucial para as mulheres no automobilismo e estamos empolgados para ver o que esta temporada trará”.

Sander Dorsman, principal da equipe MP Motorsport, disse: “Estou feliz em confirmar Hamda, Amna e Emely como nossa formação para a F1 Academy em 2024 e como membros do programa da Red Bull Academy. Isso significa que continuaremos com as pilotos cujo talento já conhecemos – todas três já se tornaram verdadeiras membros da família MP Motorsport nos últimos anos. Juntos, esperamos uma nova desafiadora temporada da F1 Academy na qual esperamos repetir e melhorar ainda mais nossos fortes resultados de 2023. Hamda provou ser uma das favoritas ao título enquanto Amna e Emely conquistaram suas vitórias. E como ficamos um pouco atrás no título das equipes no ano passado, esperamos ir ainda melhor este ano! Também, sou grato pelo apoio inabalável da Red Bull aos nossos esforços e visamos uma parceria de sucesso juntos”.

A série F1 Academy de 2024 está programada para competir em sete locais. A temporada começa em Jeddah, Arábia Saudita, de 7 a 9 de março.