Ter o apoio para seguir sua carreira no esporte a motor é essencial, especialmente quando se está nos primeiros passos. E é pensando nisso que a Porto tem estado cada vez mais envolvida e presente no mundo da velocidade não apenas para divulgação, mas também apoiar os futuros talentos do automobilismo brasileiro.
Nos últimos anos, a empresa tem passado por um grande rebranding e hoje está presente em diversos serviços como Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Band e Porto Serviço. E como nessa grande ‘repaginação’, voltou a apresentar apoio e patrocínios no mundo das pistas, como explicado por Oliver Haider, superintendente de marketing da marca.
Atualmente, a Porto patrocina o GP de São Paulo, além de ser o banco oficial da prova e ter uma arquibancada exclusiva, e também está presente em categorias como a Porsche Cup, além de levar seu apoio a pilotos como Gabriel Bortoleto, primeiro brasileiro na F1 em sete anos, e Aurelia Nobels, que disputa seu segundo ano na F1 Academy, categoria exclusivamente feminina.
Então Oliver, que já foi atleta profissional de futebol e atualmente atua no marketing da Porto olhando as quatro marcas de negócio e a marca da holding, explicou o investimento no automobilismo. “Muito feliz como foi com o Gabriel, mas vou voltar um pouco no passado. A Porto faz 80 anos esse ano e é uma marca muito correlacionada à mobilidade, cultura do carro. É uma marca muito presente no dia a dia em ruas, estradas, tem guinchos nossos espalhados no Brasil inteiro, você vê muito Porto na estrada, nossas estratégias de mídia também são muito out of home, de pessoas que estão na rua, vivenciando isso”, falou em entrevista ao F1MANIA.NET.
“Então, a Porto se construiu e se formou atrelado ao automóvel, por isso, esse território do carro também foi muito importante. Porém, ficamos por um tempo distantes do automobilismo até pela questão de segurança, riscos que se envolviam nos esportes de velocidade, genuinamente aconteciam de fato, os riscos eram muito maiores antigamente, hoje tem muito mais segurança, mas mesmo assim ainda existe”, seguiu.
“Mas quando fizemos a mudança de arquitetura da marca, rebranding da marca, construindo a marca Porto, entendemos que precisávamos nos posicionar em um território que era importante para nós, precisava manter a defesa daquele território. E claramente você olha para a Fórmula 1 como a principal inspiracional dentro desse território onde tudo se forma, onde tudo é desenvolvido, tecnologia, inovação, tudo surge muito da F1. Então, o primeiro passo foi patrocinar o GP de São Paulo [desde 2022]. A partir disso, entrando nesse território, como mais a gente pode se relacionar mais do que apenas um patrocinador, mas de fato fazer parte, nosso propósito, atrelado a apoiar o sonho de futuros talentos do automobilismo”, emendou.
“Então, vem desde 2022 patrocinando pilotos como Fefo e Dudu [Barrichello], que patrocinamos por um período, o [Felipe] Drugovich enquanto estava ali na Aston Martin, ainda somos próximos, conversamos, e o Gabriel na Fórmula 3, que foi quando a gente começou a se relacionar, e também a Aurélia Nobels, que está na F1 Academy. Então, chamávamos até de ‘squad’, tinha muito esse conceito de realizar o sonho de milhões de brasileiros de voltar a ter um piloto nosso no grid da F1. E o Gabriel, assim, simplesmente foi até mais rápido do que a gente esperava e hoje ele está ali como piloto e a gente continua apoiando ele. Esse desejo, esse lado emocional, era muito do fato de por que não apoiar também desde a base?”, pontuou.
“E aí, tem outras coisas que também fazemos como patrocinar o FIA Girls on Track, que é um patrocínio de apoio para o desenvolvimento de mulheres dentro do automobilismo sejam elas pilotas, engenheiras, junto com a Bia Figueiredo; patrocinamos outros esportes de automobilismo agora com a Porsche Cup, que passamos a patrocinar esse ano; na F1 somos o banco, a forma oficial de pagamento. Então, são vários pontos que vão se ligando para que sejamos relevantes dentro do segmento, para que o cliente, quando pense em carro também pense em Porto, e para que nosso corretor, que é nosso principal canal de venda, nós sabemos a afinidade que nosso canal tem com esses esportes, essas competições. Então, fazemos campanhas de incentivo trimestrais onde conseguimos trazer corretores do Brasil inteiro para as corridas que vamos patrocinar e principalmente para o GP de São Paulo, quando trazemos mais de 350 corretores”, concluiu ao F1MANIA.NET.