Mercedes vislumbra futuro pós-Hamilton na F1: Norris e Leclerc na mira

Com a saída de Hamilton, Wolff admite que Mercedes considerou a contratação de Norris e Leclerc

Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes, revelou ter demonstrado interesse em garantir Lando Norris ou Charles Leclerc para a Mercedes antes de ambos assinarem novos contratos com suas respectivas equipes. Em janeiro, tanto Norris quanto Leclerc assinaram novos acordos de longo prazo com a McLaren e a Ferrari, respectivamente, sem que os detalhes sobre a duração dos contratos fossem divulgados.

Ambos os pilotos haviam sido cotados como potenciais substitutos na Mercedes com a saída de Lewis Hamilton da equipe, embora se esperasse amplamente que Hamilton se aposentasse, e não que se mudasse para a Ferrari em 2025, onde ele será parceiro de Leclerc.

Wolff insinuou que a Mercedes poderia ser tentada a fazer “algo ousado” na seleção do substituto de Hamilton, com o protegido de 17 anos, Andrea Kimi Antonelli, sendo apontado como “a próxima grande coisa” após uma carreira júnior forte.

Ao ser questionado sobre a perspectiva de Antonelli, Wolff foi cauteloso, especialmente porque ele ainda não fez sua estreia na F2, mas sugeriu que a Mercedes teria perseguido Norris ou Leclerc se a saída de Hamilton tivesse sido anunciada um pouco mais cedo.

Wolff disse à mídia: “Quando decidimos com Lewis optar por um contrato de muito curto prazo, sabíamos o que estávamos fazendo. Era para deixá-lo com opções abertas e, ao mesmo tempo, há uma situação empolgante no final de 2024 com alguns pilotos se tornando disponíveis, e outros assinaram [novos contratos] apenas algumas semanas atrás, então esses teriam sido oportunidades.”

Com a janela de tempo, se tivesse sido seis semanas mais cedo, haveria mais oportunidades, mas é o que é.

“Mas em 2025 e além, o mercado de pilotos é muito interessante, e precisamos olhar para o futuro, e quem é que podemos associar a George. Qual é a melhor combinação, e eu acho que em termos de pilotos que poderiam se juntar, há uma variedade de opções, e nesta fase, eu não gostaria de me comprometer a quando vamos fazer isso, pois quero tomar meu tempo.”