Kyalami recebe aval da FIA e dá passo decisivo para retorno da F1 à África

O sonho de ver a Fórmula 1 de volta ao continente africano deu um passo importante na terça-feira (17). A FIA aprovou oficialmente os planos de atualização do circuito de Kyalami, na África do Sul, para que o autódromo obtenha a certificação de Grau 1, exigência máxima para receber GPs da categoria.

Com 4,522 km de extensão e reformado em 2016, Kyalami já conta com certificação de Grau 2. A proposta de elevar o traçado ao mais alto padrão internacional, foi aprovada pela entidade que regula o automobilismo mundial, o que abre caminho para a volta do GP da África do Sul ao calendário da F1.

“O Kyalami Grand Prix Circuit está agora pronto para dar o próximo passo em sua evolução, tendo recebido a confirmação da FIA de que os planos finais de design para a atualização ao Grau 1 foram aceitos”, diz o comunicado oficial. A aprovação representa ‘uma conquista significativa’, que vai depender agora da conclusão das obras e de uma inspeção final para que o circuito receba o selo de apto a sediar provas da Fórmula 1.

Toby Venter, proprietário do circuito, celebrou o avanço: “Este é um momento decisivo para o automobilismo sul-africano. Quando adquirimos Kyalami em 2014, nosso compromisso era restaurar o local como um centro de excelência, não só como um palco de nível mundial, mas também como referência para o automobilismo em todo o continente africano. A aceitação do nosso projeto de Grau 1 pela FIA é um grande passo nessa jornada”, disse ele.

Clive Bowen, fundador da Apex Circuit Design, responsável pelo desenvolvimento, afirmou: “O projeto envolve melhorias pontuais do ponto de vista da engenharia, mantendo as qualidades do circuito enquanto o adapta às exigências modernas da Fórmula 1”.

GP da África do Sul 1985
Foto: LAT Photographic / Williams F1

A FIA concedeu um prazo de três anos para a realização das obras necessárias. Inicialmente, os trabalhos ocorrerão em períodos que não interfiram nas atividades dos atuais parceiros comerciais. Algumas etapas do processo dependerão da confirmação de que a África do Sul será incluída no calendário da F1 e que Kyalami será o local escolhido para a realização do evento.

“Hoje viramos a página para um novo capítulo ousado em Kyalami. Estamos prontos para o retorno da Fórmula 1 ao solo africano”, concluiu Venter.

A última vez que a Fórmula 1 correu em Kyalami foi em 14 de março de 1993, quando Alain Prost venceu com a Williams no GP da África do Sul.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.