Zhou Guanyu corre contra o tempo para garantir uma vaga na Fórmula 1 em 2025. Seu contrato atual com a Sauber termina no final deste ano, e a equipe (futura Audi a partir de 2026) já confirmou o atual piloto da Haas, Nico Hulkenberg para o próximo ano.
No entanto, Zhou tem um trunfo na manga: a gigante chinesa Geely. A fabricante de carros é patrocinadora pessoal do piloto através da marca Zeekr, e também possui interesse na Fórmula 1.
“Tudo o que posso dizer é que, para mim, pessoalmente, já trabalho com o Grupo Geely”, disse Zhou. “Sou embaixador dos carros deles, e eles têm bastante interesse em automobilismo e na F1. Acredito que eles tentarão me ajudar nesse sentido, o que é ótimo.”
A Geely tem uma parceria com o Grupo Renault na divisão de motores HORSE, o que cria uma conexão com a Alpine. Apesar disso, Zhou frisa que o apoio da Geely não garante sua vaga na equipe francesa.
“Isso não define onde eu vou parar, mas é o que eles estão fazendo com os carros de rua”, esclareceu o piloto.
Mesmo que a Alpine não seja o destino, Zhou já conhece a equipe de Enstone, pois fez parte da Academia de Pilotos da Renault na Fórmula 2.
“Estou conversando com todas as opções e tentando descobrir o melhor para o meu futuro na F1”, disse Zhou. “A principal prioridade é permanecer no grid na próxima temporada. Ainda não há nada confirmado, então precisamos de um tempo para entender exatamente para onde eu vou”, encerrou o piloto chinês.
Zhou enfrenta dificuldades em 2024 com a Sauber, que não soma pontos até o momento e tem apenas uma participação no Q2 este ano, assim, este apoio da Geely pode ser a chave para sua permanência na categoria.