O GP do Azerbaijão de Fórmula 1 foi muito bom para a equipe Williams, pois além do carro mostrar um bom ritmo e evolução, Alex Albon terminou a corrida em Baku na sétima posição, seguido pelo companheiro de time, Franco Colapinto em oitavo.
Sven Smeets, diretor esportivo da equipe: “Decidimos dividir a estratégia entre os carros hoje para manter nossas opções em aberto, já que Baku é muitas vezes uma corrida rica em incidentes.
A corrida começou bem para nós e chamamos Franco, que começou com o pneu médio, para o box. Como (Fernando) Alonso tinha parado, isso liberou Alex, que começou com o pneu duro, e ele mostrou um ótimo ritmo em seu stint. Quando ele começou a lutar com seus pneus, nós o chamamos para o box um pouco mais cedo do que o planejado para colocar pneus médios. Depois de ultrapassar (Nico) Hulkenberg e Franco, ele começou a perseguir Alonso, que estava alguns segundos à sua frente. Ele chegou perto de Alonso, mas algumas voltas antes do final, o pneu médio começou a desgastar, então decidimos garantir que poderíamos ir até o final com o pneu. Franco fez um ótimo trabalho mantendo (Lewis) Hamilton e (Oliver) Bearman para trás e, quando Hulkenberg teve dificuldades na frente dele tocando no muro, Franco chegou aos pontos. Estávamos nos contentando com P9 e P10 até que o acidente entre Sergio Perez e Carlos Sainz nos levou para P7 e P8.
Esta foi uma ótima tarde para toda a equipe. Fomos competitivos o final de semana inteiro e fomos recompensados com nossa primeira pontuação dupla com os dois carros, desde o GP dos EUA na temporada passada. Agora estamos ansiosos para ir para Singapura, onde esperamos implementar a próxima atualização para o carro”, concluiu.
Albon: “Sabemos o quão difícil é obter P9 e P10 em corridas, então conseguir P7 e P8 é luxuoso e vamos aproveitar isso! Estamos na frente da Alpine agora no campeonato de construtores, que era nossa meta até o final do ano. Isso mostra que fizemos um bom progresso com a atualização. É outro fim de semana em que fomos semelhantes ao carro da Aston Martin em ritmo e marcamos pontos pela segunda corrida consecutiva. Fomos muito mais rápidos do que esperávamos em comparação com as principais equipes e foi bom estar nessa luta. Vamos ver na próxima semana, mas neste final de semana, foi forte”, acrescentou.
Colapinto: “Marcar meus primeiros pontos na Fórmula 1 é uma sensação fantástica. Estou muito orgulhoso dessa equipe pelo que já conseguimos alcançar juntos. Estou muito feliz por ter pontos no quadro para mostrar todo o trabalho duro e esforço que temos feito, sendo esta apenas minha segunda corrida. Tivemos um bom ritmo hoje, estando muito perto da Aston Martin. Terminar em sétimo e oitavo ao lado de Alex, significa que agora estamos em P8 no Campeonato de Construtores, o que é um bom passo à frente e um motivador para a equipe. Ainda precisamos continuar aprendendo e melhorando juntos, pois é uma temporada longa com muitas corridas restantes. Estou ansioso para correr em Singapura pela primeira vez no próximo fim de semana”, completou o piloto argentino.