F1: Vettel admite ser ‘o maior hipócrita’ ao falar sobre meio ambiente

Sebastian Vettel se aposentou da Fórmula 1 no fim de 2022 e desde então, tem apoiado causas ambientais.

O alemão reconheceu que é criticado por defender o meio ambiente depois de passar anos viajando o mundo como piloto de F1 e ter deixado uma grande pegada de carbono durante sua carreira.

“Tenho que aceitar essa acusação”, disse Vettel. “E sim: sou o maior hipócrita que existe quando falo sobre questões ambientais e, ao mesmo tempo, deixei uma pegada tão grande de carbono.”

Nos últimos anos de carreira, Vettel usou suas redes sociais para falar sobre o meio ambiente. Desde que se aposentou, ele tem tentado reduzir sua pegada de carbono, como ao usar um Porsche elétrico. No entanto, ele também tem uma van a diesel da Volkswagen para viajar com a família.

“Passei anos voando pelo mundo. E não na classe econômica, mas na executiva ou até na primeira classe. Eu deveria me sentir mal por isso? Não resolvemos o problema com culpa, mas enfrentando-o e buscando soluções”, comentou ele.

“Todos nós somos hipócritas porque também aproveitamos coisas que sabemos que não são tão boas. Devemos voar para a Tailândia nas férias? Não. Mas lá é um lugar incrivelmente bonito”, acrescentou.

“Não devemos proibir as viagens, mas desenvolver opções tecnológicas que nos permitam fazer o mesmo que antes, só que de forma mais sustentável,” concluiu.