Max Verstappen assegurou um terceiro título na Fórmula 1, na corrida sprint neste sábado no Catar. O piloto holandês de 26 anos não pode mais ser alcançado com seis GPs restantes no calendário (incluindo o próprio GP do Catar que será realizado amanhã). Isso coloca Verstappen em pé de igualdade com Michael Schumacher.
Em 2002 Schumacher e a equipe Ferrari dominaram a F1. O alemão conquistou seu quinto título com seis corridas de antecedência. Ao lado do então companheiro de equipe Rubens Barrichello, o piloto alemão conseguiu vencer nada menos que 15 das 17 corridas daquela temporada.
Verstappen alcançou o mesmo feito 21 anos depois, pilotando seu RB19. O calendário da Fórmula 1 tem mais seis corridas pela frente (Catar, EUA, México, São Paulo, Las Vegas e Abu Dhabi), nas quais um total de 172 pontos ainda estão em jogo. Além disso, estão programadas corridas sprint em Austin (EUA) e São Paulo. No entanto, a vantagem de Verstappen é tão grande que ele já é o campeão de 2023.
O jornal italiano La Gazzetta dello Sport, comparou a temporada de Verstappen após o GP da Hungria deste ano à temporada de Michael Schumacher em 2002. “Ele era apenas um garoto quando conheceu Schumacher pela primeira vez. Isso aconteceu nos bastidores de uma corrida da Fórmula 1, como poderia ser diferente? Hoje, Verstappen em rápido crescimento, quebra todos os recordes da Fórmula 1 e está perseguindo o mito Schumacher.”