A Red Bull não teve um domingo nada fácil em seu Grande Prêmio em casa, no Red Bull Ring. Helmut Marko, consultor da equipe austríaca na Fórmula 1, descreveu o dia como um “dia negro”.
Marko, afirmou que “o campeonato acabou” para o tetracampeão Max Verstappen, após o seu abandono no GP da Áustria. O holandês largou bem do 7º lugar, mas acabou sendo atingido por Kimi Antonelli, fazendo os dois abandonarem a corrida. Antonelli recebeu uma punição de perda de três posições no grid para a próxima etapa.
“Esse é um dia negro,” afirmou Marko. “A diferença (no campeonato para o atual líder, Oscar Pistri) é praticamente impossível de ser tirada. Se nada de especial acontecer, temos que assumir que o campeonato acabou.”
Verstappen não abandonava uma corrida desde o ano passado no Grande Prêmio da Austrália. Com isso, o holandês está 61 pontos atrás de Oscar Piastri no campeonato, o que levou Marko a acreditar que a busca pelo quinto título mundial consecutivo não será possível em 2025.
Segundo o consultor da Red Bull, se não fosse batida com Antonelli, os dados da Red Bull indicavam que o pódio era possível.
“Max fez uma boa largada e depois foi por fora antes da Curva 3 para evitar problemas. Kimi apareceu do nada e nos tirou da corrida com as rodas travadas,” disse Marko. “A análise mostra que poderíamos ter brigado pelo pódio. A Mercedes não estava rápida, e as Ferraris também não impressionaram. A McLaren, essa sim, estava inalcançável.”
“Depois que eles passaram, não vimos mais. Mas, como eu disse, o pódio era possível. Em uma largada você corre riscos, e precisa estar preparado para que alguém atrás faça uma estupidez,” completou.