F1: Tsunoda elogia aprendizado com Ricciardo

Yuki Tsunoda revelou uma grande influência de Daniel Ricciardo em seu desempenho na Fórmula 1. O piloto japonês, conhecido por certa impaciência no passado, credita ao experiente australiano uma melhora significativa em seu controle emocional.

Desde que se tornou companheiro de equipe de Ricciardo no ano passado na então AlphaTauri (atual RB), Tsunoda vem demonstrando maior controle e consistência em suas corridas. É importante destacar que 2024 pode ser o último ano da dupla, já que Ricciardo ainda não tem contrato para a próxima temporada, enquanto o piloto japonês já teve seu contrato renovado.

“Não é algo que eu possa decidir ou controlar”, disse Tsunoda à imprensa. “Não me importo com nenhum companheiro de equipe, mas com certeza, Daniel está dando muito feedback técnico e obviamente, uma influência importante para nós. Há muitas coisas positivas que ganhamos, e provavelmente algumas delas se devem a ele.”

Tsunoda destacou a comunicação com Ricciardo como um ponto forte da parceria entre os dois. A troca de informações tem resultado em melhorias no carro ao longo de um GP, mesmo com resultados abaixo do esperado para o australiano.

No entanto, o aprendizado mais valioso para Tsunoda foi o controle emocional de Ricciardo. Ao superar a própria impaciência, o japonês conquistou maior consistência: “Acho que temos uma boa comunicação e sempre conseguimos dar a volta por cima durante a semana. Nas sessões de classificação, conseguimos montar tudo como um conjunto”, disse ele.

“Isso com certeza, afeta a consistência. E acho que ele (Ricciardo) é um piloto mais completo no geral, com seu controle emocional e tudo. Por exemplo, nos últimos anos, eu comecei em uma posição bem ruim, especialmente devido ao meu controle emocional baixo. A consistência ao longo do final de semana é importante, e depois que ele se tornou meu companheiro de equipe, ele é muito forte nisso e estava se saindo muito melhor do que eu. Com certeza, essas coisas que aprendi com ele afetaram a minha consistência ao longo do ano, especialmente meu controle emocional que afeta o humor e o desempenho ao longo do fim de semana. Só acho que, para mim, poder crescer corrida a corrida a partir do conhecimento de desempenho dele é muito valioso”, encerrou Tsunoda elogiando o piloto australiano.