F1: Stella esclarece função de Lambiase na McLaren em 2028

A McLaren tratou de encerrar os rumores envolvendo Gianpiero Lambiase (também conhecido como ‘GP’), após várias especulações sobre uma possível futura troca no comando da equipe britânica. O chefe da McLaren, Andrea Stella, esclareceu qual será a função do atual engenheiro de corrida de Max Verstappen na Red Bull Racing, quando ele chegar ao time britânico na temporada 2028 da Fórmula 1.

Essa movimentação ganhou repercussão depois que Laurent Mekies, chefe da Red Bull, afirmou durante o final de semana do GP de Miami, que Lambiase estaria se preparando para assumir futuramente o cargo de chefe da McLaren. A declaração aumentou as dúvidas sobre a estrutura de liderança da equipe de Woking.

No entanto, Stella garantiu que a contratação do profissional italiano, foi feita exclusivamente para fortalecer o grupo de liderança da McLaren. Segundo o dirigente, a chegada de Lambiase faz parte de um projeto de longo prazo para tornar a equipe ainda mais forte nos próximos anos.

A McLaren anunciou no mês passado que Lambiase assumirá a função de diretor esportivo da equipe, trabalhando diretamente ligado a Stella. O chefe da equipe destacou que tanto ele quanto o CEO do time, Zak Brown, buscam reunir os principais talentos da Fórmula 1 para consolidar a estrutura da equipe: “O que eu disse anteriormente é que, para nós, é importante contratar os melhores talentos da Fórmula 1. Zak e eu queremos construir a equipe mais forte, não apenas no presente, mas olhando também para o futuro”, afirmou Stella.

F1 2025, GP da Austrália, Melbourne, Albert Park
Foto: XPB Images

O dirigente relembrou sua passagem pela Ferrari nos anos 2000, para explicar a importância de contar com profissionais experientes em cargos de liderança. Segundo ele, equipes vencedoras precisam de uma estrutura sólida e preparada para lidar com os desafios de longo prazo dentro da categoria.

“Fiz parte da Ferrari no começo dos anos 2000 e sei qual nível de experiência, liderança e conhecimento é necessário para ter sucesso agora e no futuro. Contratar o ‘GP’ faz parte dessa visão de criar uma liderança complementar, capaz de fortalecer ainda mais a McLaren”, acrescentou.

Stella também admitiu que sua atual função exige grande desgaste no dia a dia, e afirmou que a chegada de Lambiase ajudará a dividir responsabilidades dentro da equipe: “Eu realmente queria que o GP viesse para a McLaren. Estou extremamente sobrecarregado na função de chefe da equipe e preciso de um grupo forte de líderes trabalhando comigo. O plano é muito claro. Qualquer outra especulação nos leva novamente à ‘temporada de boatos’,” completou.