O piloto Yuki Tsunoda não escondeu sua empolgação ao estrear o novo carro da VCARB (Visa Cash App RB) para a temporada 2024 da Fórmula 1. Segundo o japonês, o VCARB 01 representa um grande salto em relação ao carro do ano passado.
A equipe, anteriormente conhecida como AlphaTauri, teve um fraco início de temporada em 2023, o que motivou uma aproximação mais significativa com a Red Bull. Essa parceria, que inclui o uso de mais componentes do carro campeão, levou a uma melhora no desempenho, culminando com o oitavo lugar no campeonato de construtores.
Com a mudança de nome e um novo visual, a VCARB tem como objetivo subir no grid e se tornar uma força competitiva no pelotão intermediário.
Após o lançamento do VCARB 01 em Nova York, ambos os pilotos da equipe, Tsunoda e Daniel Ricciardo, realizaram um ‘dia de filmagens’ no circuito de Misano para testar e fazer o ‘shakedown’ do novo carro.
Tsunoda ficou impressionado com o progresso em comparação com o carro do ano passado: “Sensação ótima na pista. O primeiro treino com o VCARB 01 foi tranquilo”, disse o piloto. “Já senti alguns passos de evolução em relação ao ano passado. E um grande salto mesmo comparado com a mesma época em 2023. Então sim, foi muito bom. E gostei muito do novo carro, da nova pintura, no geral, foi um dia positivo.”
Ricciardo se prepara para uma temporada completa com a VCARB, tendo retornado à categoria na metade de 2023 após substituir Nyck de Vries na então AlphaTauri. Este ano será crucial para o australiano, que nutre o desejo de voltar à equipe principal da Red Bull.
“Em todo ano você fica animado com um carro novo. Acho que é uma nova oportunidade”, acrescentou Ricciardo. “Primeiro, a pintura, acho que o carro está lindo. E em termos de sensação, foi muito bom voltar ao volante depois das férias. É difícil saber ainda onde estaremos. Claro, é só o começo, mas pessoalmente, me senti muito bem pilotando novamente.”
Ricciardo e Tsunoda agora seguem para o Bahrein para três dias de testes de pré-temporada (21-23 de fevereiro) antes do início da temporada, que contará com um recorde de 24 corridas. Além do novo nome, a VCARB também deu boas-vindas a um novo chefe de equipe: Laurent Mekies, ex-diretor esportivo da Ferrari, que substituiu o aposentado Franz Tost.