F1: Mesmo com vitória de Russell em Singapura, Mercedes diz que “não vai se empolgar”

A vitória de George Russell no GP de Singapura, que marcou a segunda dele e da Mercedes na temporada 2025 da Fórmula 1, foi motivo de comemoração, mas não de euforia dentro da equipe de Toto Wolff. Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista, alertou que os próximos circuitos do calendário apresentarão características muito diferentes e exigirão mais do carro.

Russell teve um fim de semana perfeito no circuito de Marina Bay, conquistando a pole position e segurando a liderança na corrida. O britânico terminou à frente de Max Verstappen e dos dois pilotos da McLaren. Kimi Antonelli também teve um bom desempenho, finalizando a prova na quinta posição.

Apesar do resultado positivo, Shovlin destacou que o desempenho do carro ainda depende muito do tipo de pista. “Não há dúvida de que este carro está funcionando bem naquela região de curvas de baixa velocidade, onde parecemos ter uma aderência muito boa, e os pilotos têm muita confiança nas grandes zonas de frenagem”, afirmou.

George Russell (GBR) Mercedes AMG F1 W16 leads at the start of the race.
Foto: XPB Images

Ele apontou que circuitos como Montreal, onde a Mercedes obteve sua primeira vitória no ano, e Singapura favorecem o desempenho da equipe, mas reconheceu que o carro ainda enfrenta dificuldades em pistas com curvas de alta velocidade: “Estamos trabalhando nisso, ainda tentamos buscar cada detalhe possível na configuração, mas isso certamente está a caminho. Se você olhar para um circuito como Austin, ele tem um Setor 1 muito, muito rápido, então precisamos garantir que podemos performar bem nessa área”, completou Shovlin.

Além das questões técnicas, o diretor ressaltou o impacto emocional da vitória. “Foi animador ver que o carro ainda pode vencer corridas, vimos uma performance brilhante de George, toda a equipe ficou realmente motivada com isso, e isso nos deu muita energia para levar para estas últimas seis corridas. Há circuitos muito diferentes a caminho, vamos ter que trabalhar muito para adaptar o carro, mas definitivamente não vamos desistir da luta.”

A próxima prova é o GP dos Estados Unidos, que acontece entre 17 e 19 de outubro, no Circuito das Américas, localizado na cidade de Austin, no Texas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.