Toto Wolff, chefe da Mercedes, destacou o controle dos pneus traseiros, como o fator crítico para que a equipe consiga conquistar uma surpreendente vitória no GP de Singapura de Fórmula 1. George Russell conquistou a pole position na difícil pista de Marina Bay, desafiando as expectativas que apontavam para uma performance abaixo do esperado, devido às condições quentes, úmidas e onduladas da pista em Singapura, que tradicionalmente não favorecem o W16, projetado para pistas mais frias e lisas, como em Las Vegas ou Montreal.
A Mercedes fez uma atualização importante no carro, com a introdução de um novo bico dianteiro, e busca consolidar sua posição como segunda colocada no campeonato de construtores, com uma vantagem de quatro pontos sobre a Ferrari e dezoito sobre a Red Bull Racing. Kimi Antonelli, companheiro de Russell, também se destacou, garantindo a quarta posição no grid de largada, seu melhor desempenho desde o terceiro lugar na corrida em Miami.
Refletindo sobre a sessão de classificação deste sábado, Wolff explicou como o controle da temperatura dos pneus traseiros será de extrema importância para o desempenho da Mercedes na corrida: “As melhorias que fizemos no carro durante a noite certamente ajudaram os dois pilotos”, disse Wolff. “Após seu acidente no TL2, George passou o TL3 e o Q1 construindo sua confiança no carro, sempre com mais margem para pressionar, e usou isso quando foi necessário para produzir duas voltas impressionantes no Q3“, afirmou.

Wolff também destacou que Russell tem sido incrivelmente forte ao longo de toda a temporada e que essa sessão de classificação foi mais uma grande performance de sua parte. No entanto, ele lembrou que, apesar do bom desempenho, a Mercedes ainda tem muitas incógnitas a serem resolvidas, já que só conseguiu realizar um ‘long run’ até o momento: “Olhar para os pneus traseiros é crucial para um bom resultado, e esperamos ter dado um passo à frente com as atualizações recentes”, completou Wolff.
Com posições de largada bastante favoráveis, a Mercedes espera uma exibição competitiva na corrida deste domingo.
