A McLaren chega ao GP de São Paulo de Fórmula 1, confiante mas cautelosa. Com Lando Norris e Oscar Piastri separados por apenas um ponto na liderança do campeonato, o time de Woking quer aproveitar o formato Sprint neste final de semana em Interlagos para maximizar os resultados, mantendo os pés no chão diante da ameaça de Max Verstappen.
Norris, líder do campeonato, afirmou que o foco é total em somar o maior número possível de pontos no fim de semana: “Estou animado para correr novamente em Interlagos. O GP de São Paulo é sempre um final de semana divertido, e é ótimo voltar a essa cidade. É uma etapa com corrida Sprint, então meu objetivo é buscar o máximo de pontos possível”, disse o britânico.
Ele destacou ainda a preparação intensa feita na fábrica da McLaren: “Na semana passada estive em Woking, revisamos o que aprendemos nas duas últimas corridas e passei um tempo no simulador me preparando para este fim de semana. Estou me sentindo bem e ansioso para voltar à pista. Vamos com tudo!”, afirmou o piloto britânico.
Piastri, que está logo atrás do companheiro na classificação, reforçou a importância de aproveitar cada oportunidade no Brasil: “Interlagos é uma ótima chance de marcar muitos pontos, especialmente com a Sprint. Ainda há muito em jogo, e a preparação foi muito produtiva. É uma pista que gosto bastante, com mudanças de elevação e uma combinação interessante de retas longas e trechos travados. Como sempre, teremos que ficar de olho no clima”, destacou o australiano.
O chefe de equipe Andrea Stella elogiou o desempenho dos dois pilotos e reconheceu o desafio que ainda têm pela frente: “Agora é hora de ir ao Brasil para o GP de São Paulo. Essa é a parte mais empolgante do ano, quando a temporada começa a se decidir. Estamos orgulhosos de ver nossos dois pilotos liderando o campeonato, separados por apenas um ponto”, disse ele.

Mas o italiano fez questão de lembrar que o maior concorrente continua sendo Max Verstappen da Red Bull Racing: “Sabemos que temos um adversário muito forte na luta pelo título, e não é coincidência que ele seja o atual campeão e um tetracampeão de Fórmula 1. Vamos dar nosso máximo nas quatro provas restantes para garantir que o título continue ‘Papaya’”, acrescentou, em referência à cor da McLaren.
Apesar da vitória dominante de Norris no México, Stella preferiu manter a cautela: “Na Cidade do México, o MCL39 foi o carro mais rápido, mas não podemos assumir que será o mesmo em São Paulo, porque a concorrência está muito próxima. Vamos manter nossa filosofia de trabalhar corrida a corrida, extraindo o máximo do carro para colocar nossos pilotos em posição de lutar pelas primeiras posições”.
O chefe da McLaren também lembrou que o formato de Sprint oferece mais oportunidades de pontuação, mas exige precisão nas decisões: “Com menos tempo de treinos livres, cada detalhe conta para encontrar o melhor acerto. E como sempre em Interlagos, precisamos estar preparados para o clima imprevisível, que muitas vezes é um fator decisivo aqui”, concluiu Stella.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
