F1: Marko diz que Piastri está sentindo a pressão na disputa pelo título

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, acredita que Oscar Piastri, líder do campeonato, está enfrentando dificuldades para lidar com a pressão da disputa pelo título na atual temporada da Fórmula 1. Mesmo com o RB21 atualizado, Max Verstappen não conseguiu melhorar seu desempenho, se classificando apenas em quinto para o grid de largada do México, enquanto Piastri ficou em um modesto oitavo lugar, subindo para sétimo após a penalização de Carlos Sainz.

Apesar das dificuldades da Red Bull no México, Marko apontou que a situação pode beneficiar sua equipe, já que Lando Norris tem sido mais rápido do que os pilotos da Red Bull, mas ainda está atrás de Piastri na classificação de pilotos: “Claro, ainda precisamos da ajuda da McLaren”, disse Marko à Kleine Zeitung. “Acho que Piastri aparentemente não está lidando bem com a pressão, pelo menos é assim que tem parecido recentemente, embora eu não o conheça o suficiente para afirmar com certeza.”

Marko também admitiu que as expectativas para a Red Bull no México são modestas: “Se tudo correr bem, um pódio pode ser possível. Queremos ganhar pontos de Piastri, mas parece que vamos perder pontos para (Lando) Norris. Isso vai deixar a pontuação ainda mais apertada. A tensão vai continuar”, disse ele.

Verstappen, por sua vez, manteve a calma apesar da situação difícil e das dificuldades com o desempenho do carro: “Estivemos mal em todos os setores aqui”, disse o piloto da Red Bull após a sessão de classificação. “O setor dois foi o pior. Basta olhar a filmagem da minha câmera onboard, foi bizarro. Bizarro de ruim. Sem equilíbrio, sem aderência, e eu espero que seja ainda pior na corrida de amanhã.”

Marko concordou com a avaliação de Verstappen sobre Norris, destacando a superioridade do piloto da McLaren no México: “Eu acho que Norris é invencível aqui, mas qualquer outra coisa é possível”, afirmou o veterano de 82 anos.

Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39.
Foto: XPB Images

O desempenho recente de Piastri tem gerado questionamentos dentro da McLaren e no paddock da Fórmula 1. A liderança confortável do australiano foi reduzida para apenas 40 pontos, depois de uma vantagem de 104 pontos. “Os últimos dois finais de semana foram diferentes dos outros”, admitiu Piastri à Sky Italia. “Não tenho ritmo. Tudo parecia normal e o trabalho parecia decente, mas simplesmente não tenho o tempo. É uma situação que eu não gosto.”

Apesar das dificuldades, Piastri negou que esteja sentindo a pressão: “Nada parece tão diferente. Sinto que estou pilotando da mesma maneira que quando as coisas estavam indo bem. Estou tentando entender isso, porque os números não estão batendo”, acrescentou.

O chefe da McLaren, Andrea Stella, defendeu seu piloto, afirmando que o problema é mecânico, não mental: “Tenho certeza de que todo mundo que está brigando pelo campeonato está sob pressão”, disse Stella. “Oscar é um cara muito relaxado. Não acho que ele esteja exagerando. O problema é tirar o melhor do carro quando ele está escorregando. Não há erros nas voltas dele, é sobre encontrar aqueles últimos milissegundos em cada curva”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.