F1: Marko critica Norris por incidente com Verstappen

Helmut Marko não gostou do desfecho do GP da Áustria de Fórmula 1. Max Verstappen liderava a corrida, mas um incidente com Lando Norris no final da prova, abriu caminho para George Russell vencer a corrida com a Mercedes. O consultor da Red Bull Racing não poupou críticas ao piloto da McLaren.

“É claro que a briga pela vitória envolve disputas agressivas, mas há limites”, disse Marko ao Sky Sports alemão. “Norris já havia recebido uma advertência por exceder os limites da pista, e mesmo assim, voltou a sair da linha.”

Marko acredita que a punição de cinco segundos para Norris era certa, independente do acidente. “Sabíamos que ele havia ultrapassado a linha branca. Achei a manobra dele completamente desnecessária”, afirmou o consultor de 81 anos.

O clima já havia ficado tenso antes do incidente. Norris flaou pelo rádio da equipe e acusou Verstappen de mudar a linha de frenagem (mais de uma vez), enquanto o holandês não gostou da agressividade do piloto da McLaren. “Acho que o que Max fez estava mais dentro dos limites do que o que Lando fez. Foi desnecessariamente agressivo de ambos os pilotos”, finalizou Marko.

Porém os comissários da FIA consideraram o holandês culpado pelo ocorrido, e penalizaram Verstappen com dez segundos acrescidos ao seu tempo no final da corrida.