F1: Leclerc se diz preocupado com as regras de 2026

Charles Leclerc não tem certeza sobre os novos regulamentos da Fórmula 1 para 2026. Em entrevista antes da abertura das atividades do GP da Áustria, o piloto da Ferrari comentou que a experiência no simulador está sendo “estranha” e que os carros não estão sendo agradáveis de guiar.

“Digamos que não é o carro de corrida mais divertido que já pilotei até agora”, admitiu Leclerc em entrevista ao RacingNews365. “Ainda estamos em uma fase em que o projeto é relativamente novo, e minha esperança é que ele evolua bastante nos próximos meses. Mas acho que não é segredo que, na minha opinião, os regulamentos do próximo ano provavelmente serão muito menos prazerosos para os pilotos.”

Charles Leclerc (MON) Ferrari SF-25.
Foto: XPB Images

Questionado se o problema está na falta de downforce (carga aerodinâmica) ou no sistema de recuperação de energia, que sofrerão grande impacto em 2026, ele foi sincero: “Acho que os dois, provavelmente o segundo um pouco mais que o primeiro. Sim, é simplesmente estranho. Ainda não consigo imaginar como serão as corridas e como serão as ultrapassagens no ano que vem com esses novos regulamentos.”

“Isso é algo que eu sei que as pessoas, as equipes e a FIA [Federação Internacional de Automobilismo] estão cientes, e provavelmente há trabalho a ser feito nisso. Mas não sei quanto vai mudar de agora em diante. No fim das contas, acho que haverá um desafio, e eu vou gostar do desafio de extrair o máximo de um carro tão diferente do atual. Mas se estou gostando? Provavelmente não.”

A declaração de Leclerc endossa uma série de rumores sobre as novas regras, que estão sendo motivo de reuniões frequentes entre a alta cúpula da F1. Recentemente o diretor da Ford, que entrará no grid com a Red Bull no próximo ano, afirmou que a temporada deve ser marcada por uma grande desigualdade entre as equipes.

🎥 Vídeos mais recente

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.