F1: Lawson critica Sainz por batida no México

Liam Lawson não escondeu a frustração após abandonar o GP do México de Fórmula 1, no último domingo. O neozelandês criticou duramente Carlos Sainz pelo toque entre os dois logo na primeira curva, incidente que encerrou sua corrida prematuramente.

Largando em 15º, Lawson buscava uma prova agressiva para tentar pontuar com seu carro da Racing Bulls, mas acabou sendo atingido pelo espanhol após uma sequência de eventos caóticos envolvendo também Esteban Ocon e Fernando Alonso. Segundo Lawson, Sainz desviou para evitar o Haas de Ocon, mas acabou fechando sua trajetória.

“Vários carros estavam escorregando na curva 1, mas deixei bastante espaço ao lado de Carlos, e acho que ele decidiu cortar a chicane”, afirmou Lawson à imprensa. “Só que ele não olhou para a esquerda, e eu estava bem ali. Ele acabou batendo em mim.”

O dano no carro foi significativo, pois a lateral do assoalho e a asa dianteira ficaram destruídas, obrigando Lawson a abandonar após apenas algumas voltas: “É algo que realmente frustra. Acho que precisamos ter mais consciência. Ele destruiu o lado do meu carro, e tive que abandonar”, lamentou.

Liam Lawson (NZL) Racing Bulls VCARB 02.
Foto: XPB Images

Lawson afirmou compreender que a primeira curva do circuito mexicano é sempre caótica, mas cobrou mais cuidado dos pilotos: “Entendo que é a curva 1 na primeira volta, e é sempre um caos, mas todos tentamos ter noção do que está acontecendo. Você não pode simplesmente decidir cortar a chicane sem olhar para o lado. Ele me acertou com tanta força que destruiu todo o assoalho, quebrou minha asa dianteira e acabou com a corrida, depois disso, eu fiquei três segundos por volta mais lentos”, concluiu.

Sainz, por sua vez, deu uma explicação breve sobre o episódio, afirmando que a confusão era inevitável diante da disputa acirrada na largada: “Acho que éramos três ou quatro carros lado a lado na curva 1, e foi uma grande confusão, como sempre acontece no México, naquela curva difícil”, declarou o piloto da Williams em sua defesa.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.