O presidente executivo da Aston Martin, Lawrence Stroll, não tem dúvidas sobre a ambição da equipe em se tornar campeã na Fórmula 1. Em uma entrevista recente, Stroll enfatizou que a equipe está completamente focada em alcançar o título, reforçando sua determinação para alcançar esse objetivo.
“Quando assumi a equipe, há cerca de seis anos, disse que seria uma jornada de dez anos até conquistarmos o campeonato na Fórmula 1”, afirmou Stroll. O empresário canadense destacou o grande investimento realizado pela Aston Martin em novas instalações, incluindo uma fábrica significativamente maior e um túnel de vento de última geração. Ele acredita que essas melhorias são fundamentais para o sucesso a longo prazo da equipe.
“Agora vocês estão testemunhando as instalações que construímos para fornecer as ferramentas necessárias. Não há nenhuma outra fábrica como esta em nenhuma outra equipe da Fórmula 1. Não existe um túnel de vento como o nosso. Não há outro simulador de pilotos como o nosso. E todo o campus transmite essa sensação de vitória, de performance, de pessoas se esforçando para encontrar aquele décimo ou centésimo de segundo a mais”, afirmou Stroll, que se mostrou confiante no futuro da equipe.
Fora o investimento em infraestrutura, a Aston Martin também fez contratações de peso, como seu novo parceiro técnico, o renomado projetista, Adrian Newey e o diretor técnico Enrico Cardile. Com essas adições, a equipe visa dar um salto significativo no desempenho nas próximas temporadas.
“Sou implacável. Não desisto até que a missão seja cumprida. E essa missão é sermos campeões”, disse Stroll, que acrescentou que sua paixão por esse projeto é a maior de todas as suas empreitadas profissionais. “Quando há decepções, elas machucam mais, e neste negócio, há muita decepção, mas no final das contas, estamos aqui para ganhar”, acrescentou.
Atualmente, a Aston Martin ocupa a sétima posição no campeonato de construtores, apenas três pontos atrás da Racing Bulls, em sexto lugar. A expectativa é que, com as novas regulamentações e a parceria com a Honda no fornecimento de unidades de potência para a próxima temporada, a equipe esteja ainda mais próxima de disputar o título. Para Stroll, o mais importante agora é dar tempo para que todas as peças se ajustem e que a equipe esteja pronta para aproveitar as novas regras que entram em vigor em 2026: “Agora precisamos dar tempo para todos se entrosarem e trabalharem para adaptar essas novas e empolgantes regras que estão chegando no próximo ano”, concluiu Stroll.

Os objetivos de Stroll em relação à Aston Martin são bem claros, porém ele não citou um fator de extrema importância, os pilotos do time. Fernando Alonso, é comprovadamente um excelente piloto e bicampeão na Fórmula 1, porém está próximo da aposentadoria, podendo encerrar sua carreira no final de 2026. O outro piloto da equipe, Lance Stroll, nunca apresentou bons resultados e seu desempenho costuma ser sempre inferior ao de Alonso, mas garante sua vaga por ser filho de Lawrence.
Se Lawrence Stroll realmente quer que sua equipe seja campeã, além da parte técnica e de infra-estrutura, ele precisa olhar para esse outro lado, e começar a se preocupar em encontrar uma dupla de pilotos forte e que possa conduzir o time ao topo da Fórmula 1.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
