Os rumores sobre uma possível mudança de Max Verstappen para a Mercedes, seguem ganhando força às vésperas do GP da Inglaterra de Fórmula 1. Segundo a Sky Itália, o único entrave restante para que a proposta se torne oficial seria o aval do conselho executivo da montadora alemã, que ainda precisa aprovar o alto custo envolvido na operação.
O pacote incluiria não apenas um dos salários mais altos da Fórmula 1, mas também a multa rescisória com a Red Bull Racing, que ultrapassaria os 130 milhões de dólares.
Ex-piloto da Red Bull, Robert Doornbos, afirmou ao canal Ziggo Sport que o tetracampeão poderia deixar a Red Bull com base em duas cláusulas contratuais: “Uma é ativada se Max não estiver entre os dois primeiros no campeonato. E a outra, se a Red Bull não estiver entre os três primeiros no campeonato de construtores. Tenho 100% de certeza sobre essas cláusulas”, afirmou.
A resposta, no entanto, veio de forma dura por parte de Jos Verstappen, pai e co-empresário de Max: “Doornbos está falando como uma galinha sem cabeça”, disparou.
O jornalista holandês Erik van Haren, que tem boas fontes da equipe pessoal no entorno de Verstappen, também tratou de esfriar os boatos: “O interesse da Mercedes existe, isso é conhecido. Mas até onde sei, não há uma proposta oficial. Na prática, nada mudou em relação à semana passada.”
Ainda assim, especula-se que uma oferta concreta possa surgir assim que o conselho da Mercedes der o sinal verde. Internamente, no entanto, há questionamentos se vale a pena investir tamanha quantia em Verstappen, especialmente considerando que a equipe acredita ter um carro promissor para 2026, independentemente do piloto.
Paralelamente, rumores indicam que George Russell teria recusado uma oferta de renovação por apenas mais um ano com a Mercedes. Isso estaria alinhado com a percepção do comentarista britânico Martin Brundle, que acredita que o piloto inglês já está em conversas com outras equipes do grid.
Enquanto isso, a especulação em torno de Verstappen e seu futuro segue esquentando o paddock, especialmente neste final de semana em Silverstone.
Doornbos, por sua vez, não tem dúvidas: “Ele (Verstappen) vai sair da Red Bull. Sabíamos que o conto de fadas com a Red Bull terminaria em algum momento, por mais que gostaríamos que continuasse”, finalizou o ex-piloto.