A equipe MoneyGram Haas F1 Team anunciou uma grande mudança em sua estrutura de liderança, com a saída de Guenther Steiner, que comandou a equipe por uma década, e a promoção de Ayao Komatsu ao cargo de chefe de equipe. Komatsu, que se juntou à Haas em sua temporada de estreia em 2016 como Chefe de Engenheiros de Corrida, possui mais de 20 anos de experiência em Fórmula 1, incluindo passagens pela British American Racing e Renault.
Como novo chefe de equipe, Komatsu será responsável pela estratégia geral e pelo desempenho na pista da equipe, com o objetivo de maximizar o potencial da Haas por meio do empoderamento dos funcionários e da melhoria dos processos e eficiência estruturais.
Além disso, para fortalecer as operações fora das pistas, a Haas nomeará um Diretor de Operações Europeu, com sede em Banbury, para gerenciar todas as questões não relacionadas à competição e departamentos, apoiando o foco de Komatsu em desempenho.
Gene Haas, proprietário da equipe, expressou sua gratidão a Steiner e destacou a importância de ter a engenharia no centro da gestão. “Tivemos alguns sucessos, mas precisamos ser consistentes na entrega de resultados que nos ajudem a alcançar nossos objetivos mais amplos como organização”, disse Haas. “Estou ansioso para trabalhar com Ayao e garantir que maximizemos nosso potencial – isso reflete verdadeiramente meu desejo de competir adequadamente na Fórmula 1.”
Ayao Komatsu, recém-nomeado chefe de equipe, expressou seu entusiasmo com a oportunidade. “Estou ansioso para liderar nosso programa e as várias operações competitivas internamente para garantir que possamos construir uma estrutura que produza desempenhos aprimorados na pista”, afirmou Komatsu.
“Somos um negócio baseado em desempenho e, obviamente, não fomos competitivos o suficiente recentemente, o que tem sido uma fonte de frustração para todos nós. Temos um ótimo time de pessoas em Kannapolis, Banbury e Maranello e, juntos, sei que podemos alcançar os resultados que somos capazes”, completou Komatsu.
A temporada 2024 da FIA Formula 1 World Championship começa com os testes de pré-temporada no Circuito Internacional do Bahrein de 21 a 23 de fevereiro, com o Grande Prêmio do Bahrein, abrindo a temporada, acontecendo no mesmo local de 29 de fevereiro a 2 de março.