F1: FIA acredita que caixas de brita resolverão questão de limites de pista na Áustria

A FIA anunciou mudanças significativas no Red Bull Ring para tentar encerrar de vez a polêmica em torno dos limites de pista, que marcou as edições anteriores do GP da Áustria de Fórmula 1.

No ano passado, o circuito austríaco teve um número absurdo de 1200 infrações, diversas punições, e devido a um protesto da Aston Martin, a demora de cinco horas para a confirmação do resultado final.

Para evitar a repetição desse cenário caótico, caixas de brita de 2,5 metros de largura foram instaladas logo atrás das zebras nas saídas das curvas 9 e 10. Além disso, nas curvas 1, 3, 4 e 6, a linha branca foi movida para deixar a distância para a brita menor que dois metros.

O diretor de prova Niels Wittich explicou as novas medidas para conter os abusos: “Obviamente, o controle dos limites de pista na Áustria foi problemático no ano passado, já que muitos pilotos decidiram alargar um pouco a trajetória nas saídas das curvas 9 e 10.”

“Não é surpresa, pois a área asfaltada atrás das zebras permitia que eles colocassem uma roda ali, e como o nível de aderência era quase o mesmo da pista, eles aproveitaram a oportunidade. Ao longo dos anos, os engenheiros descobriram que, em termos de tempo de volta, é vantajoso alargar um pouco ali. Mas em um certo ponto, precisamos impor as regras: ‘Ok, há limites, vocês precisam pilotar entre as linhas brancas’.”

Wittich acredita que os pilotos agora ‘saberão onde está o limite’ ao abordarem as curvas 9 e 10. “É isso que eles querem e pediram. Eles sentirão a brita se chegarem perto e se entrarem nela, serão penalizados porque o carro ficará mais lento. É uma dissuasão natural, e esse era o principal pedido dos pilotos. Acaba com a tentação de explorar os limites porque não há mais vantagem.”

A introdução das caixas de brita não foi tão simples, pois a largura da zebra existente é de dois metros. A solução encontrada foi mover a linha branca pintada na zebra para reduzir sua área efetiva. Uma linha azul clara foi adicionada atrás para facilitar a identificação de infrações.

Wittich espera que as mudanças sejam bem-sucedidas: “A ideia é tornar a identificação de pneus fora da pista mais fácil, um simples sim ou não. A linha azul claro vai nos ajudar a diferenciar se um piloto está fora ou não”, completou.