A Red Bull Racing acredita que a McLaren perdeu sua vantagem relativa de desempenho, desde as férias da Fórmula 1, deixando o campeonato mais aberto para as últimas cinco etapas. A avaliação é do chefe da Red Bull, Laurent Mekies, que comentou sobre a retomada de forma de Max Verstappen nas últimas corridas.
“Em termos de performance relativa, eles (McLaren) não têm mais a vantagem que tinham na primeira parte da temporada em relação a nós”, afirmou Mekies à imprensa. O francês acrescentou que a Red Bull conseguiu reduzir cerca de meio segundo por volta em comparação à McLaren, o que colocou também Ferrari e Mercedes em condições de brigar por vitórias.
Mekies destacou que a diferença de desempenho entre os carros deixou de ser clara: “Agora vamos para um final de semana de corrida e você tem três ou quatro equipes que podem lutar pela vitória se extraírem tudo do carro no circuito. Ninguém está em posição dominante”, disse ele.

O desempenho de Verstappen coincidiu com a introdução de um novo assoalho e asa dianteira no RB21, tornando o carro mais eficiente em diferentes condições de pista. Mekies, porém, ressaltou que o sucesso da Red Bull não se deve a apenas uma peça, mas sim a uma combinação de ajustes aerodinâmicos e mecânicos, além de análises detalhadas da equipe para explorar ao máximo a janela de desempenho do carro: “Não é um único fator, são muitos fatores. Cada detalhe conta”, concluiu.
Com isso, o campeonato segue imprevisível, e cada corrida das últimas cinco etapas promete ser um teste para ver qual equipe consegue tirar o máximo de seu carro diante das condições, temperaturas e pneus.
