O chefe da McLaren, Andrea Stella, se mostrou surpreso com o ritmo demonstrado por seu time no único treino livre para o GP da Áustria de Fórmula 1, realizado na manhã dessa sexta-feira. O dirigente italiano, acredita que as atualizações introduzidas no carro funcionaram bem e espera que a McLaren siga brigando com a Red Bull Racing na ‘casa’ de Max Verstappen.
Stella já havia ficado animado com o desempenho da McLaren em Barcelona. Agora, ele vê o MCL38 sendo testado novamente em um circuito diferente, com curvas de alta e baixa velocidade. “Foi um pouco surpreendente, até mais do que esperávamos”, disse Stella ao Sky Sports. “Eu imaginava que veríamos o desempenho do carro em Barcelona, já que as pistas anteriores eram principalmente de baixa velocidade. Foi positivo confirmarmos a melhora do carro nessas condições”, disse ele.
O Circuito de Barcelona-Catalunha é utilizado pelas equipes da F1 como pista de testes há anos, e o ritmo da McLaren na Espanha deixou a equipe confiante para o futuro.
“Precisávamos mesmo avaliar o desempenho do carro em curvas de alta velocidade, curvas longas e em um traçado completamente diferente. Tivemos informações tranquilizadoras e vemos que podemos ser competitivos nesse tipo de pista. A Áustria é na verdade uma mistura, a primeira parte é um trecho de baixa velocidade e depois temos algumas curvas de alta. Esperamos conseguir unir as qualidades do carro e ter um final de semana competitivo”, concluiu Stella.
Oscar Piastri terminou o TL1 na segunda colocação, atrás apenas de Max Verstappen. Seu companheiro de equipe, Lando Norris, ficou em 13º após escapar para a caixa de brita em uma volta rápida no final da sessão. No entanto, o piloto britânico pode manter a confiança, já que havia marcado o setor 1 mais rápido antes do incidente.