O ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 2009, Jenson Button, comentou sobre as recentes dificuldades de Oscar Piastri da McLaren, que lidera o campeonato, mas vem enfrentando uma queda de desempenho nas últimas etapas.
Após o GP dos Estados Unidos, em que o australiano terminou em quinto, seu terceiro fim de semana consecutivo fora do pódio, Button ofereceu conselhos ao piloto australiano, destacando as semelhanças entre a atual temporada de Piastri e a sua própria campanha vitoriosa com a Brawn GP em 2009.
“É uma situação muito complicada em que ele se encontra”, disse Button à Sky Sports F1. “O carro não está rendendo como no início do ano. Antes, eles (McLaren) eram praticamente imbatíveis. Agora, ele está um pouco em desvantagem e começa a pensar no campeonato, em não perder pontos, em evitar erros, e é justamente nessas horas que os erros acontecem.”
Desde as férias da F1, Piastri somou apenas 44 pontos, o que permitiu a Lando Norris e Max Verstappen se aproximarem na disputa pelo título. Segundo Button, o cenário lembra o que ele viveu quando viu sua vantagem diminuir em 2009.

“Eu fui o primeiro a cometer erros demais quando estava brigando pelo meu campeonato”, disse ele. “Coloquei pressão demais em mim mesmo e não lidei bem com isso. Mas espero que Oscar tenha aprendido com as falhas dos outros.”
Button também destacou a importância do papel de Mark Webber, também ex-piloto de F1 e atual empresário e mentor de Piastri, que pode ajudá-lo a manter a calma na reta final do campeonato: “Ele tem o Mark ao seu lado, alguém que já passou por momentos difíceis e sabe mantê-lo positivo nessa situação”, acrescentou.
Com Norris em ótima forma e a Red Bull Racing retomando força com suas atualizações, surgiram dúvidas sobre se a McLaren deveria favorecer um dos pilotos na disputa interna. Para Button, ainda é cedo para isso: “Não acho que seja o caso. Eles estão muito próximos e ambos disseram que querem ter a chance de lutar pelo campeonato porque merecem. Ainda é muito cedo para escolher um lado”, finalizou o britânico.