Flavio Briatore negou que a Alpine tenha negociado com Valtteri Bottas para uma vaga na Fórmula 1 em 2026, apesar de declarações recentes do piloto finlandês. Segundo o dirigente italiano, as especulações apenas facilitaram o acerto de Bottas com a Cadillac, nova equipe que estreia no grid a partir do próximo ano.
Bottas ficou fora da temporada 2025 após perder seu lugar na Sauber para Gabriel Bortoleto, retornando à Mercedes como piloto de testes e reserva. Em meio às dificuldades de Jack Doohan e Franco Colapinto na Alpine, surgiram rumores de que o finlandês poderia ser contratado ainda este ano, mas a equipe já afirmou que irá manter Colapinto até o fim da temporada. Pouco depois, Bottas foi confirmado como um dos titulares da Cadillac para 2026.
O próprio Bottas afirmou que chegou a conversar com a Alpine: “Isso é verdade. Houve algumas conversas com a Alpine”, disse o piloto. Ele também explicou sua escolha pela Cadillac: “Quando ouvi mais sobre os planos, os investimentos e as pessoas que estão trazendo, ficou claro. Neste estágio da minha carreira, ter algo fixo por alguns anos, começar algo do zero, não acontece todo dia. Fazer parte disso vai ser interessante”, afirmou.

Briatore, no entanto, garantiu que não houve contato oficial: “Nunca falei com Bottas sobre 2026. Acho que os rumores de que ele poderia correr pela Alpine o ajudaram a assinar contrato com a Cadillac”, afirmou em entrevista ao AMuS.
O dirigente também afirmou que Sergio Perez, outro nome ligado à Alpine, entrou em contato para entender os planos da equipe, mas assim como Bottas, o mexicano acabou optando pela Cadillac. “Perez me ligou, perguntou quais eram os nossos planos. Mas ao mesmo tempo, disse que estava perto de um acordo com a Cadillac. Eu não podia oferecer nada naquele momento”, finalizou Briatore.