F1: Bottas diz que está aberto a outras categorias após deixar a Fórmula 1

O finlandês Valtteri Bottas, não sabe se vai seguir o exemplo de Fernando Alonso, correndo na Fórmula 1 aos 41 anos, mas diz que ‘nunca diria nunca’, para um caminho diferente no automobilismo, quando se aposentar da F1.

Desde o início de 2022 na Alfa Romeo, Bottas de 33 anos tem um contrato de três anos com a equipe. Até o ano passado ele era o companheiro de equipe de Lewis Hamilton na Mercedes, mas foi substituído por George Russell nessa temporada.

Essa mudança de equipe e o contrato pré-definido, deu ao dez vezes vencedor de GP, a segurança que ele queria em sua carreira na Fórmula 1, sendo este o primeiro contrato que ele tem na F1, que dura mais de um ano.

Falando sobre o futuro, Bottas respondeu para a edição italiana do Motorsport.com, quando perguntado se seguiria o exemplo de Alonso: “Não tenho certeza. Estou muito impressionado com o desempenho do Fernando, ele ainda está em um nível muito bom, mas quanto a mim não sei, então digo: ‘Nunca diga nunca’.”

“Estou absolutamente aberto a qualquer desafio. Adoro pilotar e pude encontrar a motivação em muitos outros contextos. Acredito que no dia em que minha aventura na Fórmula 1 terminar, continuarei correndo em outras categorias. A única condição será encontrar algo que me dê mais tempo livre”, disse ele.

Uma parte da missão do finlandês ao se mudar para a Alfa Romeo, era liderar a equipe ao lado do novato Zhou Guanyu, com Bottas sendo escalado como o piloto número um da equipe, depois de cinco temporadas trabalhando em segundo plano para Hamilton na Mercedes.

Ele acredita que agarrou a oportunidade, tendo tomado uma atitude diferente com a Alfa Romeo nesta temporada.

“Foi uma transição natural, considerando que meu companheiro de equipe é um novato. Ele obviamente me perguntou muitas coisas ao longo da temporada e fiquei feliz em poder ajudar”, disse Bottas.

“Em termos do meu papel na equipe, vindo da Mercedes, coloquei à minha disposição o que aprendi em uma equipe de ponta e foi gratificante para mim poder fazer minha parte, e me colocar à disposição da equipe”, concluiu.

Talvez Bottas esperasse um desempenho um pouco melhor em 2022, mas o atual carro da Alfa Romeo, não permite muito mais do que brigar no pelotão intermediário da Fórmula 1.