A Audi está em um momento importante na definição de seu segundo piloto para a temporada de estreia na Fórmula 1, em 2026. De acordo com informações, o jovem brasileiro Gabriel Bortoleto e o experiente Valtteri Bottas são os principais candidatos ao posto.
Bortoleto, campeão da Fórmula 3 em 2022 e atualmente vice-líder da Fórmula 2, tem impressionado pela velocidade e talento. Apesar de fazer parte do programa de jovens pilotos da McLaren, a renovação dos contratos de Lando Norris e Oscar Piastri, reduziu as chances do brasileiro na equipe britânica.
Por outro lado, Bottas, atual piloto da Sauber, que se tornará Audi a partir de 2026, busca se manter na categoria. O finlandês possui vasta experiência na Fórmula 1 e pode ser uma opção mais segura para a Audi, que ainda está construindo sua estrutura.
A decisão final sobre o segundo piloto da Audi também passa pela definição de quem terá a palavra final dentro da equipe. Andreas Seidl deixou o cargo de CEO e foi substituído por Mattia Binotto, enquanto Jonathan Wheatley, vindo da Red Bull, assumirá o comando da equipe a partir de 2026.
Essa disputa pela segunda vaga na Audi (ainda Sauber em 2025) promete ser intensa, com dois perfis distintos de pilotos brigando por uma oportunidade única na categoria.