A Alpine pode estar muito próxima de anunciar sua decisão sobre quem será o companheiro de Pierre Gasly na temporada de 2026 da Fórmula 1. Segundo informações do site GPblog, a decisão deve ser tomada até meados de novembro, antes da última etapa do campeonato.
Entre os candidatos à vaga estão o jovem Paul Aron, integrante da academia da Alpine; Jack Doohan, que atualmente é terceiro piloto da equipe francesa; e Franco Colapinto, titular desde o GP da Emília-Romanha, em maio. O argentino desponta como favorito, impulsionado por uma sequência de boas atuações recentes, mesmo não tendo pontuado.

“Acho que é difícil para qualquer um dos novos pilotos que estão chegando”, comentou Steve Nielsen, diretor executivo da Alpine. “Temos visto altos e baixos em muitos deles que vieram da F2. Cinco vieram da F2 no ano passado, o que é bom. Franco teve um início difícil. Acho que nós o vimos melhorar e se acalmar. Ele superou Pierre [na classificação] nas últimas duas ou três corridas. Então, ele está equivalente a ele, o que é bom. Não sabemos onde a tendência de alta terminará ou se continuará. Esperamos que sim”, completou Nielsen.
Apesar do bom momento de Colapinto, a Alpine ainda não tomou uma decisão final. “Mas faltam algumas corridas para isso”, afirmou o diretor.
Enquanto a definição não vem, os candidatos à vaga mantêm suas opções em aberto. Jack Doohan, por exemplo, pode estar negociando com outras equipes: seu pai foi visto em Singapura conversando com Ayao Komatsu, chefe da Haas, levantando especulações sobre uma possível função de piloto reserva na equipe americana.
