F1: AlphaTauri faz leilão de mais de 300 peças de memorabilia, inclusive o carro 2016 da Toro Rosso

Os fãs (ricos) da Fórmula 1 poderão colocar as mãos em alguns pedaços da história da categoria, já que a AlphaTauri anunciou que vai leiloar mais de 300 itens de colecionador.

Em parceria com a plataforma de leilões online, Catawiki, já está disponível memorabilia das eras da equipe como Toro Rosso e AlphaTauri, incluindo peças de carros, macacões e capacetes de pilotos, macacões da equipe de pit, bem como um STR11 de 2016.

A renda do primeiro dos cinco leilões online, será parcialmente doada para a operação de ajuda humanitária da cidade de Faenza, para apoiar os afetados pelas enchentes que atingiram a região em maio. Os leilões subsequentes beneficiarão a organização sem fins lucrativos da Red Bull, Wings for Life.

O primeiro leilão online já está aberto para lances, com leilões futuros programados para agosto, setembro, novembro e dezembro.

Atualmente, uma variedade de peças de carros que datam de 2013 estão em oferta. Equipamentos de piloto usados por ex-juniores da Red Bull, incluindo Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, também estão em disputa, assim como equipamentos da atual dupla de pilotos, Yuki Tsunoda e Nyck de Vries.

Também disponíveis no leilão, estão: Um banco de corrida usado em 2021 por Pierre Gasly; um conjunto de equipamentos de corrida, que inclui macacão, luvas, sapatilhas e roupas de baixo em Nomex, de Max Verstappen; a asa dianteira do STR12 usada por Carlos Sainz no GP da Áustria de 2017; uma asa traseira do AT02 de 2021 usada por Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, entre outras (muitas) coisas.

A peça central do leilão é o carro da Scuderia Toro Rosso, o STR11 de 2016, que foi usado por Carlos Sainz e Daniil Kvyat. Embora vendido sem motor, o carro vem com componentes eletrônicos, direção e suspensão totalmente funcionais, e tem lance mínimo a partir de US$ 500.000.

“Tenho o prazer de trazer os colecionadores de F1 para mais perto da rica história de nossa equipe, e dar a eles a oportunidade de possuir um pedaço de nossa própria história”, disse o chefe da equipe AlphaTauri, Franz Tost.

“Gosto de pensar que haverá um pedaço da Toro Rosso ou da Scuderia AlphaTauri, em exibição nas salas de estar de alguns de nossos fãs, até que um de nossos carros de corrida esteja estacionado em sua garagem”, acrescentou.

Genevieve Tearle, gerente geral de colecionáveis da Catawiki, disse: “Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Scuderia AlphaTauri e ajudar a abrir seus arquivos para fãs e colecionadores da F1, para possuir uma peça verdadeiramente icônica da história das corridas.”

“Desde seu papel no desenvolvimento de pilotos de classe mundial até a atual dupla talentosa de Yuki e Nyck, a coleção que ofereceremos juntos é uma peça verdadeiramente notável de memorabilia do automobilismo”, finalizou Tearle.