Fernando Alonso revelou o motivo de sua irritação com Liam Lawson após uma série de disputas intensas durante a corrida Sprint e a sessão de classificação para o GP dos EUA de Fórmula 1 no sábado. Mesmo com suas carreiras em fases completamente diferentes, os dois pilotos protagonizaram momentos tensos em disputas nas posições intermediárias.
Alonso, que disputa seu 396º GP, se mostrou surpreso com a agressividade de Lawson, novato na F1 em 2024. “Lutamos muito, muito duro. Ele lutou muito, na minha opinião, pelo 16º, 17º lugar”, disse o bicampeão. Segundo Alonso, o comportamento do neozelandês foi desnecessário, mas ele evitou aprofundar a discussão. “Todos se comportam como querem na pista, mas para mim, hoje foi desnecessário. Mas está tudo bem, cada um tem sua opinião”, disse ele.
Durante as disputas, Alonso chegou a ficar furioso no rádio da Aston Martin, especialmente após um incidente que o fez relembrar uma quase colisão semelhante que teve com Lance Stroll há dois anos. “Quase batemos na reta, a mais de 300 km/h. E depois, ele me apertou em algumas saídas de curva, levando aos limites da pista”, afirmou o espanhol, que minimizou o ocorrido ao final. “Não quero fazer disso um grande problema, e também não houve punição quando alguém alivia o pé na 16ª, 17ª posição. Essa foi a maior surpresa”, acrescentou.
Lawson, por sua vez, sugeriu que Alonso teria prometido ‘prejudicá-lo’ na próxima sessão, algo que o piloto espanhol preferiu não comentar. Alonso concluiu dizendo que, com 24 corridas na temporada, é inevitável que os pilotos se encontrem em momentos tensos ao longo do caminho.
Apesar das dificuldades no final de semana, Alonso conseguiu avançar ao Q3 na sessão de classificação e vai largar em oitavo no GP deste domingo. O piloto da Aston Martin busca reverter a fase complicada e marcar pontos importantes no GP dos EUA.