Fernando Alonso afirmou estar atuando em seu auge na atual temporada da Fórmula 1. “Melhor do que nunca”, disse o bicampeão mundial quando questionado pela imprensa, se ainda acredita estar em um ponto alto na carreira, que já acumula mais de 20 anos dentro da categoria.
Alonso fez sua estreia em 2001 e conquistou os títulos de 2005 e 2006 com a Renault. O espanhol não vence uma corrida desde 2013. Apesar dos resultados medianos com a Aston Martin, Alonso descarta que o problema esteja em seu desempenho individual. “Acho que sim. Acho que no ano passado e neste ano, provavelmente, o carro não está onde vemos na classificação”, afirmou.
Ele também apontou dificuldades internas na equipe: “Temos alguns problemas nos bastidores e temos lidado com algumas fraquezas que, acho, às vezes não são tão óbvias de fora. Pessoalmente, acho que algumas das performances deste ano e do ano passado não seriam possíveis há 20 anos. Essa é a minha opinião”, destacou. “É por isso que estou relaxado, estou feliz, estou gostando e estou confiante para o ano que vem.”

Aos 44 anos e com 420 largadas na Fórmula 1, Alonso continua desafiando os limites da idade. De acordo com ele, com o tempo, um piloto tende a melhorar graças à experiência acumulada. “Os pilotos melhoram com o tempo porque você ganha mais experiência e vivencia cenários diferentes que você já experimentou no passado”, explicou. “Você pode lidar com eles melhor, ou pode aprender com os erros.”
O espanhol também falou sobre a evolução técnica adquirida ao longo da carreira. “Diferentes técnicas de direção que você desenvolve com muitos modelos de pneus e preparações de pneus e todo tipo de coisa, e com a equipe também. A questão é que, com a idade, você começa a perder a motivação. Você começa a perder a fome de treinar todo dia e ir à fábrica, entrar no carro e performar no seu melhor.”
Porém, isso não é um problema para ele: “No momento, isso não chegou a mim, mas acho que esse é o problema. Eu não acho que, com a idade, qualquer piloto fique mais lento, a menos que você tenha um problema de reflexos ou visão, algo que o impeça de estar 100%.”
