Depois de muitos boatos sobre o GP da Bélgica deixar o calendário da Fórmula 1 a partir da próxima temporada, com o final do contrato após a corrida do próximo fim de semana, o CEO da categoria, Stefano Domenicali, disse que o a corrida em Spa-Francorchamps ainda pode manter sua vaga no calendário da F1, pelo menos em 2023.
O calendário da F1 para 2023 ainda não foi oficialmente anunciado, mas já se sabe que terá 24 corridas, com a volta da etapa no Catar e o novo GP de Las Vegas já confirmados, além do GP da China em Xangai, também programado para fazer parte da próxima temporada.
No entanto, a Covid ainda está atrapalhando bastante a economia chinesa, o que coloca uma grande incerteza sobre o evento no próximo ano, uma dúvida que pode jogar a favor de Spa, se seu promotor oferecer um pacote financeiro que satisfaça a gestão da Fórmula 1.
Falando com a mídia na quarta-feira, Domenicali não quis entrar em detalhes sobre o calendário do próximo ano, que continua sendo trabalhado, até ser aprovado pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.
“Como vocês podem imaginar, não posso comentar muito sobre isso, porque há respeito em discutir e formalizar através do Conselho Mundial de Automobilismo com a FIA”, disse Domenicali.
“Eu nunca afirmei que este seria o último ano do GP da Bélgica. Eu seria prudente antes de fazer esse comentário, essa é a única coisa que eu diria. É verdade que estamos trabalhando e discutindo com outros promotores para ver se já estão prontos para um compromisso total.”
“Sempre houve um ponto de discussão para encontrar a mistura de corridas, em que teremos pelo menos um terço na Europa, um terço no Extremo Oriente e outro nas Américas e Oriente Médio, então queremos ser equilibrados”, disse ele.
“Claro que estamos falando de um negócio onde o investimento, o aporte financeiro, é muito importante, mas sempre dissemos que as corridas tradicionais, as corridas que sabemos que não podem trazer o dinheiro que as outras trazem, têm total respeito de nós. Então você verá que isso também será respeitado, não apenas este ano, mas também no futuro. Com a Bélgica, as discussões ainda estão em andamento”, acrescentou.
No caso do GP da Bélgica permanecer no calendário da F1, uma coisa é certa. Os pilotos da categoria irão gostar muito dessa notícia, pois praticamente todos eles já comentaram que a corrida em Spa é a preferida.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon