Enquanto a McLaren planeja atualizações, Norris luta para se adaptar ao MCL38 e melhorar desempenhos
Lando Norris admite que ainda está se adaptando à pilotagem para extrair tempo de volta do último carro de Fórmula 1 da McLaren, o MCL38, apesar de estar satisfeito com o progresso da equipe.
A McLaren realizou uma virada notável na última temporada, com Norris e o companheiro de equipe Oscar Piastri passando de batalhas para evitar eliminações em Q1 para alcançar resultados entre os três primeiros.
Mas, enquanto acumulou sete pódios para registrar sua temporada mais bem-sucedida na categoria principal, Norris admitiu que ainda não se sentia confortável ao volante do MCL60.
Embora aceite que o desafiante de 2024 da McLaren é um passo à frente de seu antecessor, o britânico revela que o MCL38 ainda retém tendências contrárias ao seu gosto.
Enquanto Norris tinha a vantagem na batalha interna da McLaren no Bahrein, Piastri superou Norris na Arábia Saudita no último fim de semana e lidera a dupla na classificação.
“Acho que demos bons passos em muitas áreas e acho que apenas passos de desenvolvimento puro, como toda equipe estaria fazendo, mas em termos de nós como McLaren e as características que tivemos como um carro da McLaren, definitivamente não tanto quanto o que eu queria e esperava durante o inverno,” Norris expressou.
“Mas isso é completamente conhecido entre todos e há um progresso realmente bom acontecendo.”
“Chegamos ao teste com muitas coisas para tentar e coisas para abordar essas fraquezas, mas não o suficiente para dizer que acho que essa é facilmente a rota que precisamos seguir.”
“Então, ainda temos muito trabalho acontecendo para tentar abordar essas áreas, porque são as áreas maiores que me farão ficar feliz em dirigir o carro, que me permitirão extrair mais tempo do carro, ser mais consistente e apenas fazer o carro mais rápido em geral.”
“Então, é uma situação ganha-ganha-ganha se pudermos melhorar nessas áreas, mas obviamente está provando ser algo muito difícil de fazer.”
“Então, estou completamente satisfeito com isso? Não, mas estou feliz com o progresso que fizemos durante o inverno em geral? Sim.”
O chefe da McLaren, Andrea Stella, revelou que a equipe introduzirá pequenas atualizações nas próximas rodadas, antes de um pacote de atualização considerável antes do verão.
Com as margens compactas entre o quarteto de equipes atrás da Red Bull, Norris acredita que desenvolvimentos mínimos também serão críticos para as perspectivas da equipe de Woking.
“Algumas dessas coisas são pequenas. Há coisas que fazem algumas centenas de diferença em diferentes áreas,” ele disse sobre a linha do tempo da McLaren para novas peças.
“A coisa é quando há três ou quatro dessas coisas, isso pode fazer algumas centenas de diferença, então talvez você possa falar sobre um décimo.”
“Quando você está falando de um décimo, você já está falando de um bom passo. Há coisas que todos vão estar fazendo todo fim de semana.”
“Você traz pequenas coisas que são um pouco mais leves, um pouco mais eficientes, coisas desse tipo, mas todas as equipes estão fazendo isso.”
“Então, claro que estamos tentando fazer as nossas maiores e mais eficientes em todas essas coisas, mas esses tipos não são coisas que estão atacando a equipe. Eles são apenas um item de desenvolvimento de fundo que faz o carro andar mais rápido, então essas são coisas que estão chegando todos os fins de semana, e algumas maiores para mais adiante.”