Acordo de 10 anos leva a F1 para as ruas de Madrid; confira o layout do circuito

Era de inovação na F1: Madrid recebe o Grande Prêmio da Espanha com circuito inédito a partir de 2026

A Fórmula 1 confirmou que o Grande Prêmio da Espanha será transferido para a capital, Madrid, a partir de 2026, em um acordo de 10 anos.

O circuito será parcialmente traçado nas ruas ao redor do Centro de Exposições IFEMA, localizado no nordeste de Madrid. O traçado contará com 20 curvas, ao longo de 5,47 km, e incorporará circuitos de rua e não rua, com a Fórmula 1 planejando construir uma instalação permanente de boxes e paddock.

Confira o layout do circuito:

Acordo de 10 anos leva a F1 para as ruas de Madrid; confira o layout do circuito
Foto: F1

Isso coloca em dúvida o futuro do anfitrião de longa data, o Circuito de Barcelona-Catalunya, que possui um contrato até 2026. O circuito de Barcelona tem sido palco anual da Fórmula 1 desde sua construção em 1991 e também tem sido um local perene para os testes de pré-temporada.

Entende-se que a Fórmula 1 está em discussões com o promotor de Barcelona sobre opções futuras, mas nenhuma menção a Barcelona foi feita no anúncio do novo evento de Madrid.

Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, comentou sobre a mudança: “Madrid é uma cidade incrível, com um patrimônio esportivo e cultural impressionante, e o anúncio de hoje inicia um novo capítulo empolgante para a F1 na Espanha”. Ele agradeceu à equipe do IFEMA MADRID, ao Governo Regional de Madrid e ao prefeito da cidade por montarem uma proposta fantástica, destacando que ela “epitomiza a visão da Fórmula 1 de criar um espetáculo de esporte e entretenimento que dura vários dias, entregando o máximo de valor para os fãs e abraçando a inovação e a sustentabilidade”.

A Fórmula 1 já correu nas ruas da Espanha em três ocasiões separadas, com o distrito de Pedralbes, em Barcelona, sediando dois eventos na década de 1950, antes que o Parque Montjuic da cidade realizasse quatro rodadas, a mais recente em 1975. A área do porto de Valência sediou cinco eventos sob o rótulo do Grande Prêmio da Europa de 2008 a 2012. A última visita da Fórmula 1 à região de Madrid foi em 1981, quando a instalação permanente de Jarama foi usada pela última vez para sediar o Grande Prêmio da Espanha.