Stock Car terá fim de semana com mais pontos em jogo na temporada

A Stock Car viverá fim de semana atípico e, ao mesmo tempo, muito importante para os rumos da temporada 2024. O Autódromo Velocitta, localizado em Mogi Guaçu, no interior paulista, receberá três corridas em sequência da principal categoria do automobilismo brasileiro, distribuindo um total de 217 pontos.

Na sexta-feira, a primeira prova do cronograma será válida pelo complemento da segunda etapa do campeonato, uma vez que a corrida principal da rodada disputada entre 22 e 23 de março foi suspensa por motivos de segurança após fortes chuvas na região do circuito.

A quinta etapa do calendário acontece entre sábado, com a prova sprint, de 30 minutos de duração; e domingo, com a corrida principal da rodada, com 50 minutos, que levará o nome GP Toyota 100 em homenagem à marca centenária de corridas alcançada pela fabricante, que desde 2020 compete na Stock Car.

A pontuação máxima no Velocitta será distribuída da seguinte forma: 80 pontos pela vitória na corrida de sexta-feira, 55 pelo primeiro lugar na prova sprint de sábado e outros 80 no evento principal do domingo, além de outros dois tentos de bônus pela pole, totalizando 217.

Será também um fim de semana muito exigente para os pilotos, que vão colocar à prova todo o preparo físico e mental em uma das pistas mais técnicas e exigentes do calendário. Ao todo, serão mais de duas horas e dez minutos apenas em tempo de corrida no traçado de 3.493 metros em Mogi Guaçu, sem contar as duas sessões de treinos livres e a classificação.

Outra peculiaridade é que os competidores seguirão ao interior paulista já sabendo do grid de largada de uma das corridas da programação, a de sexta-feira. Vindo de uma longa jornada correndo nas 24 Horas de Le Mans e, uma semana depois, em Watkins Glen (EUA), Daniel Serra (Chevrolet Cruze da Eurofarma RC) vai largar na pole position e terá mais uma chance de triunfar em 2024 depois do duro revés em Cascavel no mês de maio, quando sofreu uma quebra três minutos antes do fim da prova que o levaria à vitória. Ao seu lado, na segunda posição, vai largar Felipe Baptista (Toyota Corolla da Crown Racing), uma das sensações do campeonato.

Ricardo Maurício, que semana passada anunciou que vai deixar a Eurofarma RC ao fim da temporada, vai largar em terceiro na pista onde venceu em 2023. O tricampeão formará uma pesada segunda fila, com Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time), que assim como Ricardinho tem dois truinfos no Velocitta.

Líder do campeonato, Rafael Suzuki (TMG Racing) sairá do quinto lugar, com Ricardo Zonta (RCM Motorsport) — um dos maiores vitoriosos da Stock Car no Velocitta, com três primeiros lugares, empatado com Thiago Camilo (Ipiranga Racing) — em sexto no grid.