Stock Car tem coleta e destinação correta do óleo lubrificante pelo 2º ano consecutivo

Categoria segue avançando com metas de sustentabilidade. Operação de coleta do resíduo será feita novamente pela empresa brasileira Lwart Soluções Ambientais

Maior evento do automobilismo brasileiro, a Stock Car Pro Series renova sua parceria com a Lwart Soluções Ambientais e terá novamente, em 2024, coleta segura e responsável de todo o óleo lubrificante usado pelos carros das equipes, em todas as etapas. Além da coleta, o resíduo passará por um processo de reciclagem, conhecido como rerrefino, e voltará para o mercado em forma de óleo básico de alta performance, formando um ciclo completo de economia circular. A primeira etapa da categoria está agendada para o dia 3 de março, no Autódromo de Goiânia (GO).

O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um vilão ambiental que está presente em motores de automóveis, além de diversas indústrias. A legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado nas fontes geradoras como postos de combustíveis, oficinas, super trocas de óleos e indústrias, e destinado para a reciclagem por meio do rerrefino, e proíbe taxativamente o uso do resíduo como combustível. Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água.

A Lwart Soluções Ambientais, coletora oficial da Stock Car, é uma empresa 100% brasileira que tem em seu DNA a transformação de resíduos. Em 2023, cerca de 1,7 mil litros foram coletados ao longo da temporada da categoria e passaram pelo processo de rerrefino na fábrica da empresa localizada em Lençóis Paulista (SP), uma das mais modernas do mundo.

“Estamos preparados para continuar apoiando a Stock Car em suas metas de ESG e fortalecer a modalidade na causa da economia circular. A coleta responsável e segura do óleo e a destinação correta deste resíduo têm um papel importante para a preservação do meio ambiente”, destaca Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.