Stock Car muda formato do final de semana em busca de etapas mais agitadas

A Stock Car inicia a temporada 2024 neste final de semana, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), com novidades em sua fórmula de disputa que prometem aumentar as emoções das corridas e do final de semana, seja para pilotos e equipes, seja para o público que segue a principal categoria do esporte a motor brasileiro.

A principal alteração se dá no formato do final de semana, que segue com duas corridas, mas agora em dias seguidos. Se antes havia um pequeno intervalo apenas para realinhamento dos competidores, agora serão disputadas uma prova no sábado, com 30 minutos, e outra no domingo, essa maior, com 50 minutos de duração.

Há mudanças também com relação ao formato da classificação. Ela continua sendo dividida em dois grupos em sua fase inicial, mas há diferenças em relação ao ano passado: em vez de se considerar o combinado dos tempos, avançarão ao Q2 os dez melhores de cada grupo, formando uma turma de 20 competidores. A segunda rodada contará com estes 20 pilotos na pista, e oito se classificarão ao Q3, quando será definido o pole position.

Esta classificação ainda define os grids das duas corridas. No sábado, os 12 melhores serão invertidos em relação ao resultado da sessão classificatória. Até o ano passado, eram invertidos dez pilotos levando em consideração o resultado da primeira corrida, que até então era a principal do final de semana. Para a prova do domingo, as posições de largada são as obtidas na tomada de tempos.

Outra mudança está na pontuação do campeonato. Se antes os 20 melhores garantiam pontos, agora os 30 primeiros colocados formam a zona de pontuação. A vitória na prova de sábado rende 55 pontos, enquanto o primeiro lugar no domingo é mais valioso, garantindo 80 pontos.

Os treinos livres da Stock Car em Goiânia serão realizados nesta sexta-feira, com o sábado tendo a classificação e a primeira corrida do final de semana. O domingo conta com a disputa da prova principal.