Ricardo Zonta larga em primeiro na sprint da Stock Car em Cascavel

Ricardo Zonta alinhará o Toyota Corolla #10 na posição de honra para a corrida deste sábado. A prova curta da Stock Car, com 30 minutos de duração mais uma volta, tem largada programada para 14h e transmissão ao vivo pela Band e canais Sportv.

Zonta terminou o qualificatório em 12º, a mesma posição em que vai largar a corrida longa neste domingo. Por força da regra da inversão de grid, ele sai na ponta na corrida do sábado.

Depois de ficar em quinto nos dois treinos livres de sexta-feira (17), o ex-F1 repetiu a quinta posicão em seu grupo no Q1, com a marca de 1MIN03S315.

“É um classificação um pouco estranha, porque hoje largo na frente em um treino que não fui tão bem. Eu acho que quebrou algo na suspensão traseira do meu carro porque começou a sair muito de frente, então apesar do problema foi isso que conseguimos fazer. Agora temos que arrumar o carro para a corrida e tentar focar o setup e os pushs para amanhã que é a corrida mais importante”, comentou Ricardo Zonta.

O piloto avançou com tranquilidade no grupo dos 20 que entraram no Q2, mas acredita que seu carro teve uma quebra na suspensão traseira nesta fase da tomada de tempo. O piloto reportou que seu Corolla ficou muito dianteiro e, nesta condição, ele conseguiu cravar 1:03.605. Zonta ficou a 0.189s do oitavo tempo, o último que avançou para o Q3.

Apesar de não ter disputado a pole na única etapa do calendário marcada para seu estado natal, o paranaense acredita que, uma vez solucionado o problema apresentado no quali, tem potencial para disputar a vitória no sábado e ainda poupar os botões de ultrapassagem para domingo, quando a corrida distribui mais pontos.

Vice-campeão da Stock Car em 2020, Zonta chegou a Cascavel em quinto no campeonato. Ele tem múltiplos pódios na pista do oeste paranaense, mas ainda não o troféu de primeiro colocado.