Pilotos da Stock Car vão às ruas incentivar doações ao Rio Grande do Sul

Todos juntos pelo Rio Grande do Sul. Diante do momento mais difícil da sua história, o povo gaúcho conta com a solidariedade e as doações de todo o Brasil para recomeçar. Foi com esse espírito que pilotos da Stock Car Pro e da Stock Series estiveram juntos no centro de Cascavel, cidade que recebe as duas categorias neste fim de semana, e se mobilizaram incentivando a população local a ajudar e doar para as vítimas de uma tragédia sem precedentes.

A iniciativa foi realizada na Avenida Brasil, a principal de Cascavel, e reuniu pilotos como os tricampeões Daniel Serra e Ricardo Maurício (Eurofarma RC); Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports), vencedor na etapa de Interlagos da Stock Car, realizada em abril; e os gaúchos Lucas Kohl e Gabriel Robe (da equipe, também gaúcha, WOKIN Garra Racing).

Também esteve na rua o piloto cascavelense Akyu Myasava, de apenas 15 anos, que corre no grid da categoria de acesso Stock Series e representa a Garra Racing, sediada em Caxias do Sul (RS).

Na ação, os pilotos abordaram motoristas nos semáforos da Avenida Brasil, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, um dos cartões postais de Cascavel. O objetivo era incentivar as pessoas a doar o que fosse possível neste momento tão difícil para o povo gaúcho, sempre acolhedor e importante para a história do automobilismo brasileiro.

“Viemos aqui para disputar a quarta etapa da Stock Car. Mas o motivo muito importante que me traz aqui nesse semáforo é convidar vocês para ajudarem o povo gaúcho. Não precisa nem assistir à corrida. Mas levem os donativos para o autódromo. De lá nós vamos enviá-los diretamente ao Rio Grande do Sul para quem mais precisa”, disse o tricampeão Daniel Serra a um dos muitos motoristas que passaram pelo local.

“Cada doação importa” — Lucas Kohl e Gabriel Robe têm convivido muito de perto com tudo o que tem acontecido no Rio Grande do Sul. Lucas é de Santa Cruz do Sul, cidade que recebeu 25 corridas na história da Stock Car, enquanto Robe é natural de Pelotas. Os dois municípios foram bastante afetados, em momentos diferentes ao longo das últimas semanas, pelas enchentes que devastaram o estado.

“Temos vivido tudo de muito perto e vemos a tristeza e a dor das famílias. E também percebemos o quão importante é a união das pessoas e o que as doações fazem toda a diferença para todos os que estão desabrigados, que ficaram sem casa e estão só com a roupa do corpo, muitas mulheres, crianças, idosos, para os animais resgatados… Cada doação importa”, disse Lucas, emocionado.

“Temos visto o que está sendo noticiado sobre o Rio Grande do Sul. E posso garantir que é apenas um terço do que tem sido a realidade que vivemos dia após dia. As pessoas estão precisando muito de auxílio, então a ação que fizemos ao conscientizar as pessoas sobre a importância de doar o que for possível, desde um saco de arroz, um pacote de feijão… Acredite, qualquer mínimo detalhe faz muita diferença para o povo nessa hora. Além do trauma psicológico, fica também o baque financeiro, que a gente sabe que não será fácil para recuperar depois de tudo o que aconteceu. Qualquer doação recebida será fundamental”, acrescentou Robe.

Movimento pelo RS — Promotora da Stock Car, A  Vicar se uniu à Federação Varejista do Rio Grande do Sul para realizar uma campanha de arrecadação de fundos e bens de consumo que serão direcionados para as vítimas das enchentes que afetaram mais de 2 milhões de pessoas no estado.

A iniciativa “Movimento pelo RS” seguirá ativa pelo menos até o fim da temporada 2024 e envolve também as categorias Stock Series, BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA, Turismo Nacional, TCR South America e TCR Brasil, todas promovidas e organizadas pela Vicar, promotora da Stock Car Pro Series.

A meta inicial do projeto é arrecadar R$ 2 milhões em fundos que serão prontamente encaminhados para entidades de auxílio espalhadas por todo o Rio Grande do Sul. O projeto divulga as doações por meio do site www.movimentopelors.com.br. A página apresenta um placar dos valores doados, oferecendo transparência total sobre as doações.

Pessoas físicas ou jurídicas podem fazer suas doações em dinheiro através do Pix [email protected]. A Stock Car e demais categorias organizadas pela Vicar também postarão em suas mídias e sites outras formas de apoio nas próximas etapas, marcadas para vários autódromos brasileiros ao longo da temporada.