Na etapa de Cascavel, Gianluca Petecof busca iniciar escalada na Stock Car

A inspiração vem da temporada 2023 da Stock Car, que teve uma história muito parecida com a deste ano para Gianluca Petecof. Após sofrer com o desempenho do carro nas primeiras etapas, o paulista de 21 anos iniciou uma reação próximo à metade do campeonato, que incluiu pódios e o título simbólico de estreante do ano.

A ideia agora é repetir a fórmula em 2024, que teve um início similar para ele na categoria.

“Após um começo muito difícil nas duas primeiras etapas, a gente conseguiu achar, em Interlagos, uma performance que ainda não tinha aparecido. Infelizmente, por vários motivos, os resultados não vieram. Agora temos de fazer um trabalho melhor, ter um fim de semana um pouco mais limpo, para conseguirmos embalar no campeonato do mesmo jeito que fizemos no ano passado, quando tivemos etapas muito boas, vários pódios. Acho que Cascavel será um bom cenário pra começar isso”, comentou Gianluca Petecof.

Os resultados começaram a aparecer na etapa passada, em Interlagos. A Full Time Sports trocou o chassi do Toyota Corolla #101 e a performance melhorou muito no circuito paulista. Os resultados não foram os ideais para o piloto Shell, mas o crescimento do desempenho do carro o deixou animado para o restante da temporada.

Além disso, o autódromo Zilmar Beux, é um dos circuitos favoritos de Petecof. A pista tem 3.058 metros e nove curvas em sentido anti-horário, e apresenta a maior média de velocidade da categoria.

Será a primeira vez que Cascavel receberá a nova dinâmica de uma etapa na Stock Car, com a mudança no cronograma de realização das corridas, com uma de 30 minutos no sábado e outra de 50 no domingo. Como o circuito tem um asfalto muito abrasivo, cuidar dos pneus ao longo do fim de semana é muito importante.

A programação da etapa de Cascavel será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown e mais dois treinos livres. No sábado, as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying.

E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.