Gomes é pole position do GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car

É de Marcos Gomes a pole position do GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car, prova que marca o aniversário de 45 anos da principal categoria do automobilismo brasileiro, em Interlagos. Na manhã deste sábado (20), o campeão de 2015 foi o mais rápido da fase decisiva da sessão classificatória no autódromo paulistano e desbancou Gaetano Di Mauro, que se apresentava como favorito à posição de honra depois de ter marcado a volta mais rápida do Q1 e do Q2. De volta à Stock Car para este fim de semana com a KTF Sports, o paulista de 39 anos superou Gaetano por 0s065 para marcar a 16ª pole da sua carreira na Stock Car Pro Series, levantando assim o Troféu Pole Position Snapdragon em Interlagos.

Depois de uma primeira fila toda de Chevrolet Cruze, uma segunda fila integralmente da Toyota. Vencedor cinco vezes em Interlagos, Ricardo Zonta (RCM Motorsport) vai largar em terceiro, lado a lado com Felipe Baptista (Crown Racing), enquanto o vice-líder do campeonato, Júlio Campos (Pole Motorsport), parte do quinto lugar, tendo ao seu lado Felipe Massa (TMG Racing). Átila Abreu (Pole) e Rafael Suzuki (TMG) completam a relação dos oito melhores posicionados do grid da prova principal, neste domingo, a partir de 12h30.

Por sua vez, Gabriel Casagrande vai largar na frente na corrida Sprint de logo mais, a partir das 15h deste sábado. Atual campeão e líder do campeonato, o piloto da A.Mattheis Vogel obteve o 12º melhor tempo no Q2 e, em razão da regra do grid invertido, vai abrir a fila na prova mais curta da etapa de Interlagos, pista onde o paranaense já triunfou três vezes.

Em festa pela pole position, Marcos Gomes revelou: não esperava alcançar tal feito. “É uma surpresa para mim, e a ficha ainda não caiu. Tive quatro anos difíceis na categoria, com alguns bons resultados, mas a média não foi o que a gente esperava. E agora na KTF Sports, nesta minha primeira corrida na volta, a equipe entregou um carro super competitivo. Tenho muito a agradecer a todos. Mesmo com os resultados ruins que tive nos últimos anos, quando houve a oportunidade de convidar um piloto, não pensaram duas vezes antes de me ligar. Então estou muito feliz”, vibrou o dono do Chevrolet Cruze #80.

Como foi a classificação — Gaetano Di Mauro comprovou a boa performance nos treinos livres de sexta-feira e começou a classificação como o mais rápido dos pilotos do primeiro grupo. O piloto da Cavaleiro Sports virou 1min40s267 em sua melhor volta, 0s153 mais rápido que o segundo colocado, Guilherme Salas. Os irmãos Felipe e Vitor Baptista terminaram a primeira parte do Q1 em terceiro e quarto, e Ricardo Zonta foi o quinto. Também avançaram ao Q2 Átila Abreu, Bruno Baptista, Arthur Leist, Gabriel Casagrande e Thiago Camilo.

A segunda parte do Q1 foi mais uma prova do bom começo de temporada da TMG Racing. Rafael Suzuki liderou a dobradinha da equipe de Americana depois de ter aferido 1min40s431 em sua volta mais rápida, enquanto Felipe Massa foi o segundo mais rápido, a 0s027 do tempo do companheiro de equipe. Cesar Ramos foi o terceiro melhor posicionado, com Dudu Barrichello em quarto e Gianluca Petecof em quinto. A lista dos pilotos que subiram para o Q2 foi completada por Enzo Elias, Marcos Gomes, Nelson Piquet Jr., Júlio Campos e Lucas Foresti.

Di Mauro manteve a primazia no Q2 e foi o primeiro a assegurar presença na luta pela pole na fase final da classificação. Gaetano cravou 1min40s587 e foi 0s093 mais rápido que Felipe Baptista, o segundo colocado, e Felipe Massa ficou em terceiro. Vice-líder do campeonato, Júlio Campos também passou para o Q3, assim como Rafael Suzuki, Ricardo Zonta, Marcos Gomes e Átila Abreu. E Gabriel Casagrande, na liderança do campeonato, vai largar em primeiro lugar na corrida Sprint deste sábado depois de ter ficado em 12º lugar no Q2.

O desempenho nas primeiras fases da classificação dava a entender que Gaetano despontava como favorito, mas nada é previsível na Stock Car. Depois de uma excelente sexta-feira, Marcos Gomes foi o mais rápido no momento decisivo da definição da pole e garantiu a posição de honra neste domingo ao registrar 1min40s632, superando Di Mauro por 0s065. Ricardo Zonta larga em terceiro na prova principal da etapa, com Felipe Baptista a fechar a segunda fila. Júlio Campos, Felipe Massa, Átila Abreu e Rafael Suzuki completam a sequência dos oito primeiros colocados.

Programação e transmissão — A corrida Sprint do fim de semana de Stock Car em Interlagos acontece logo mais, às 15h, tem 30 minutos de duração e rende 55 pontos ao vencedor. O ponto alto do fim de semana fica para a tarde de domingo, com a disputa da corrida principal da rodada, o GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car, a partir de 12h30 (horário de Brasília). Com 50 minutos de duração, a prova distribui 80 pontos ao primeiro colocado.

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV (canal por assinatura),