Felipe Baptista garante pole position da Stock Car em Goiânia

Felipe Baptista garantiu neste sábado (2) a pole position para a primeira etapa da temporada 2024 da Stock Car. Em uma sessão disputada nesta manhã no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), o piloto da Texaco/Crown Racing anotou 1min27s461, garantindo a posição de honra para a prova de domingo.

A segunda posição no grid ficou com Felipe Massa, piloto da Lubrax/TMG que foi 0s225 mais lento em relação a Baptista. Ricardo Maurício, com um carro da Eurofarma RC, partirá em terceiro, dividindo a segunda fila com seu companheiro de equipe, Daniel Serra.

Ricardo Zonta, com um carro da Shell/RCM, parte da quinta posição, enquanto Lucas Foresti, da A Mattheis Vogel, largará em sexto. Atual campeão, Gabriel Casagrande parte em sétimo com o outro carro da A Mattheis Vogel, enquanto Bruno Baptista, da RCM, foi o oitavo.

Melhor entre os que não foram ao Q3, Julio Campos vai largar da nona posição com a Lubrax/Pole Motorsport, dividindo a quinta fila com Thiago Camilo, décimo com a Ipiranga Racing. Zezinho Muggiati larga da 11ª colocação, enquanto Rafael Suzuki, da TMG, fecha o top-12 e largará da primeira posição na corrida deste sábado.

A corrida Sprint da etapa de Goiânia da Stock Car será disputada ainda neste sábado, com largada marcada para 14h40. A prova principal ocorre neste domingo, com início ao meio-dia.

Confira como foi a classificação

Q1 – G1
A sessão começou com calor em Goiânia e temperatura da pista em 47°C. Logo que os boxes foram liberados, todos os pilotos do primeiro grupo partiram para a pista em busca das dez vagas para a segunda rodada da classificação. O primeiro a marcar tempo foi Gabriel Robe, que marcou 1min30s503. O gaúcho da equipe Garra melhorou seu tempo na sequência, chegando aos 1min28s362.

Com pouco mais de dois minutos para o final do treino, Rubens Barrichello marcou 1min27s371, tomando a primeira colocação, sendo seguido por Ricardo Zonta e Julio Campos. Pouco tempo depois, Felipe Baptista se colocou na ponta com 1min26s823, novo recorde da pista. Gabriel Casagrande, por sua vez, cravou o segundo tempo.

A sessão chegou ao final com Felipe Baptista com o melhor tempo, sendo seguido por Gabriel Casagrande, Ricardo Zonta, Rubens Barrichello, Julio Campos, Arthur Leist, Átila Abreu, Enzo Elias, Allam Khodair e Gabriel Robe. Gaetano di Mauro, Felipe Fraga, Gianluca Petecof e Cesar Ramos foram eliminados.

Q1 – G2
A segunda rodada da fase inicial da classificação começou com os 14 pilotos partindo para a pista. O primeiro a marcar tempo foi Lucas Foresti, com 1min29s839 a bordo de um carro da A.Mattheis Vogel. Pouco depois, Lucas Kohl tomou a ponta em sua segunda volta rápida, com 1min29s645, marca que foi superada por Dudu Barrichello momentos depois.

Os tempos passaram a despencar, com Guilherme Salas marcando 1min27s861, marca que foi batida por Nelson Piquet Jr., Foresti e Daniel Serra, que anotou 1min27s423. Felipe Massa, por sua vez, avançou ao terceiro lugar. A classificação chegou aos momentos finais sem grandes alterações entre os classificados.

Avançaram ao Q2 Serra, Foresti, Massa, Bruno Baptista, Suzuki, Camilo, Piquet Jr., Zezinho Muggiati, Cacá Bueno e Ricardo Maurício. Salas, Dudu Barrichello, Kohl e Rafael Teixeira foram eliminados.

Q2
A segunda fase da classificação teve início com os 20 pilotos partindo para a pista após alguns minutos de pista liberada. Mais uma vez o primeiro a marcar volta foi Robe, que marcou um alto 1min32s088. Pouco depois, Zezinho Muggiati avançou ao primeiro lugar com 1min27s978, ficando logo à frente de Cacá Bueno, seu companheiro de KTF.

Felipe Massa tomou a liderança da sessão, mas Ricardo Zonta, com pouco mais de dois minutos para o encerramento da atividade, cravou 1min27s289, marca superada por Felipe Baptista na sequência. Casagrande, por sua vez, avançou ao quarto lugar, ficando à frente de Bruno Baptista. Já com o cronômetro zerago, Muggiati rodou quando buscava melhorar seu tempo.

Se classificaram para a decisão da pole position Felipe Baptista, Ricardo Zonta, Felipe Massa, Gabriel Casagrande, Bruno Baptista, Lucas Foresti, Daniel Serra e Ricardo Maurício. Rafael Suzuki, que ficou com a 12ª posição, vai largar da pole position na corrida deste sábado.

Q3
A rodada final da classificação começou com os oito competidores partindo para a pista. O primeiro a completar volta foi Felipe Baptista, com 1min27s461, ficando logo à frente de Felipe Massa e Ricardo Maurício. Bruno Baptista, por sua vez, escapou da pista e quase rodou com o equipamento preparado pela equipe RCM.

Maurício recolheu o carro com pouco mais de dois minutos para o final da sessão. A chuva chegou e as posições foram mantidas, com Felipe Baptista garantindo a pole position.