Em 5º no campeonato, Zonta busca da primeira vitória de 2024 em Cascavel

A Stock Car tem apenas uma etapa programada para o Paraná na temporada 2024. Neste fim de semana, o Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do estado, a 491 quilômetros da capital Curitiba, vai receber a quarta etapa da temporada 2024, com a tradicional marca do equilíbrio que rege a categoria: são cinco vencedores diferentes em cinco corridas disputadas até agora neste ano.

O experiente Ricardo Zonta quer ser o sexto piloto nesta lista. De quebra, ainda vencer pela primeira vez em Cascavel, pista que passou a ser sua casa no Paraná após o fim do autódromo de Curitiba. O piloto da equipe Shell-RCM também busca uma pole position inédita no circuito. Seus melhores resultados na cidade do oeste paranaense foram quatro segundos lugares nas etapas em 2015, 2016, 2020 e 2021.

O paranaense que conta com o apoio da Shell V-Power chega motivado a esta etapa. Ricardo Zonta está na quinta posição do campeonato com 146 pontos, após um excelente desempenho em Interlagos, no mês passado, quando subiu oito postos na classificação. Uma bela recuperação depois do problema na segunda corrida da primeira etapa, em Goiânia. Ele ainda tem os pontos congelados do segundo lugar na sprint do Velocitta, que só serão computados no complemento da etapa, em junho.

Será a primeira vez que Cascavel receberá a nova dinâmica de uma etapa na Stock Car, com a mudança no cronograma de realização das corridas, com uma de 30 minutos no sábado e outra de 50 no domingo. Como o circuito tem um asfalto muito abrasivo, cuidar dos pneus ao longo do fim de semana é muito importante. Para Ricardo Zonta, também é importante ter bons resultados nas duas provas com o Toyota Corolla #10, já que a distribuição de pontos aumentou bastante ao regulamento anterior.

A programação da etapa de Cascavel será aberta nesta sexta-feira, com o shakedown e mais dois treinos livres. No sábado, as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv, Band e das mídias sociais próprias da categoria.

O que ele disse:
Ricardo Zonta: “Correr em Cascavel é sempre especial, pois é a única pista atualmente no calendário no meu estado. Apesar de já ter conquistado alguns pódios lá, ainda me falta uma vitória e vamos batalhar por ela nas duas provas do fim de semana. O mais importante pensar no campeonato e somar bons pontos nas duas provas. Cascavel é uma pista de alta, exige muito do piloto e do carro. Então, um bom equipamento é fundamental.”