Cinco corridas, vencedores diferentes: Stock Car mostra equilíbrio em ano de novidades

Entra ano, sai ano, o formato de disputa é reformulado e mais pontos estão em jogo a cada etapa, mas a Stock Car mantém o padrão de equilíbrio e alta competitividade nesta temporada 2024. O campeonato ainda está no seu início, mas os números registrados apontam para uma luta pelo título sem favoritos.

Em cinco corridas já realizadas, a categoria registrou cinco vencedores diferentes, e nada menos que dez pilotos já visitaram o pódio até agora.

A primeira etapa da temporada foi disputada no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. Depois de um formato que vigorou por dez anos, a Stock Car trouxe novidades que impactaram na disputa e amplificaram a importância da sessão classificatória.

Neste ano, as etapas trazem uma corrida sprint, com 30 minutos de duração, e a prova principal da rodada, com 50 minutos. Considerando as duas corridas do fim de semana e os tentos de bonificação pela pole position, cada etapa tem 137 pontos em jogo.

Correndo com Chevrolet Cruze, Rafael Suzuki (TMG Racing) triunfou na primeira corrida sprint do ano, enquanto o pole position Felipe Baptista (Crown Racing) venceu a prova principal em Goiânia no dia 3 de março a bordo do Toyota Corolla #121. Três semanas depois, no Autódromo Velocitta, Felipe Massa repetiu o feito do companheiro de equipe e levou novamente a TMG Racing no topo do pódio, em etapa que ainda não foi concluída em razão da forte chuva que desabou em Mogi Guaçu, no interior paulista.

Entre 13 e 14 de abril, Interlagos foi o palco da coroação de novos vencedores na temporada 2024. Depois de disputar posição com Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) e o companheiro de equipe, Thiago Camilo, Cesa Ramos arrancou para a vitória com o Toyota Corolla da Ipiranga Racing. No domingo, Gaetano Di Mauro conquistou seu segundo triunfo na Stock Car e o primeiro da temporada, fazendo da Cavaleiro Sports uma nova equipe vitoriosa na categoria. Naquele dia, Gaetano desempatou, em favor da Chevrolet, o placar de primeiros lugares, contra dois da Toyota.

Além dos cinco pilotos que já venceram corridas, a Stock Car teve outros cinco competidores que terminaram pelo menos uma vez entre os três primeiros colocados nas provas disputadas até agora em 2024. Thiago Camilo (Ipiranga Racing) foi ao pódio em duas oportunidades (Goiânia e Interlagos).

Atual campeão, Gabriel Casagrande também alcançou o top-3 em Goiânia, onde também foi o maior pontuador da etapa e faturou o troféu Vivo Man of the Race. Ricardo Zonta (RCM Motorsport) e Felipe Fraga (Blau Motorsport) fizeram companhia a Felipe Massa no pódio da corrida Sprint do Velocitta.
A relação dos pilotos que subiram ao pódio até agora na Stock Car é completada pelo líder do campeonato.

Julio Campos terminou a corrida que abriu a temporada na segunda posição, em Goiânia. O paranaense vem se notabilizando pela regularidade ao terminar quatro das cinco provas do campeonato até agora entre os sete primeiros colocados, fator crucial que o coloca na condição de maior pontuador do campeonato, levando em conta as etapas concluídas de Goiânia e Interlagos. O piloto da Pole Motorsport soma 198 pontos, contra 193 de Felipe Baptista, vice-líder.

A Stock Car Pro Series volta a acelerar neste fim de semana, de 17 a 19 de maio, com a quarta etapa do campeonato, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná.