A trajetória da Stock Car no Autódromo Velocitta

Uma das principais pistas do automobilismo nacional, o Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu-SP, é palco de diversas competições e eventos fechados como track days, test-drives, coletivas de imprensa e cursos de pilotagem. Inaugurado definitivamente em 2012, no dia 16 de junho, o moderno traçado vem construindo uma rica história também com a Stock Car.

Com 25 corridas já realizadas no campeonato, a pista recebe a competição há 7 anos e possui grandes narrativas com a principal categoria do esporte a motor brasileiro.

Em 6 de agosto de 2017, foi realizada a primeira corrida da Stock Car no Velocitta, tendo Felipe Fraga conquistando a vitória. Com dois triunfos e uma pole position, o piloto é o segundo maior vencedor do contorno junto com Átila Abreu, Rubens Barrichello, Matías Rossi e Ricardo Maurício.

Entre os maiores vencedores, Ricardo Zonta e Thiago Camilo lideram com 3 vitórias cada. Além de terem frequentado mais vezes o lugar mais alto do pódio em Mogi Guaçu, os pilotos também são os recordistas de pole positions no circuito, três para Zonta e duas vezes para Camilo.

Entre os que mais estiveram no pódio, Gabriel Casagrande e Daniel Serra apresentam melhor retrospecto, com os competidores chegando oito vezes entre os 3 primeiros. Na segunda posição,  Zonta e Barrichello aparecem em seguida, com sete pódios conquistados.

Líder do atual campeonato de pilotos, Rafael Suzuki ainda não venceu no Velocitta. Para assegurar a liderança e ampliar a vantagem, o piloto da TMG Racing buscará melhorar seu desempenho no traçado.

Além da relação com a Stock, mesmo com sua curta história, o autódromo é credenciado por entidades competentes e bem avaliado por especialistas e pilotos. Entre os que elogiam publicamente estão os renomados Cacá Bueno (pentacampeão da Stock Car), Ingo Hoffmann (vencedor de 12 campeonatos da Stock Car), Emerson Fittipaldi (bicampeão mundial de F1), entre outros.

Em março, a Stock Car esteve no Velocitta para a disputa da segunda etapa da temporada 2024. No dia 22, foi realizada prova sprint, que teve vitória de Massa. Já a corrida principal, no domingo (23), foi suspensa por conta das fortes chuvas que assolaram a região. No fim de junho, o circuito volta a ser palco da categoria, para a quinta etapa do ano. No mesmo final de semana, Mogi Guaçu também receberá o GP Toyota 100, a terceira rodada da Stock Series e também a terceira etapa da Fórmula 4 Brasil.